Inova Prudente leva tecnologia e ciência ao 1ª Festival Literário no Matarazzo

24/08/2018

 

 

Teve início nesta sexta-feira (24/08), no Centro Cultural Matarazzo, o 1º Festival Literário de Presidente Prudente (Flitpp), que a partir deste ano substitui o Salão do Livro. No evento, que segue até 2 de setembro e tem expectativa de atrair cerca de 50 mil acessos, algumas atrações são realizadas pela Fundação Inova Prudente.

Uma das atividades da instituição que no primeiro dia de Flitpp já começou chamar atenção dos transeuntes, em sua maioria crianças, são os óculos de realidade virtual. Ao visualizarem a animação ‘Invasion’, onde em um cenário com neve um coelho interage com extraterrestes que chegam a uma nave espacial, as reações são diversas, sendo que algumas até agacham ou sentam no chão. Na parte tecnológica, tem ainda os jogos Beat Saber, The Lab, entre outros. Destinados as maiores de 13 anos, exigem muita coordenação motora.

Ainda no estande externo, na parte de ciências é possível fazer Slime, a experiência da Água Furiosa, entre outros experimentos. Dá também para visualizar nos microscópios as estruturas celulares de raspas de tomate e da casca da cebola, bem como as sujeiras microscópicas da água da chuva. Tem ainda a Oficina de Criatividade, em que por meio do facilitador as crianças têm materiais disponíveis para aflorar o lado artista.

Já no Infocentro, a Inova promove workshops de Programação com Minecraft e Arduino. A instituição realiza demonstrações de impressão 3D e o Robô da Lego Mindstorm EV3, que também tem atraído atenção. É que montado em formato de serpente, ao sentir proximidade encena um bote.

Além das atrações da Inova Prudente, o Flitpp conta com exposição e comercialização de livros com a presença das melhores editoras do país, palestras com autores renomados da literatura e talentos regionais, atividades lúdicas e pedagógicas para crianças e jovens, shows, exposições, oficinas, workshops, teatro e cinema, tudo interligado pela literatura em conexão com a cidade.

O Flitpp é realizado pelo Governo de Prudente por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Tecnologia da Informação. A iniciativa é organizada pela Spoladore Eventos e INLC e tem apoio do Ponto Mis, Sesi, Inova Prudente, Sesc e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

 

Serviço – De segunda a sábado, o Flitpp ocorre das 8h30 às 22h, e aos domingos das 14h às 22h. O Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes.