Inova Prudente é reconhecida a nível nacional e será apresentada em Conferência da ONU

22/09/2020

A Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) divulgou nesta terça-feira (22/09) os projetos vencedores do Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade. Concorrendo com iniciativas de Salvador e Mogi das Cruzes pelo P de Prosperidade, a Fundação Inova Prudente venceu durante votação popular.

 

Com o resultado, a iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente será apresentada para mais de 30 mil representantes do mundo na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), adiada para 2021, devido à pandemia de coronavírus, a Covid-19. O evento será em Glasgow, na Escócia.

 

Para o prefeito Nelson Bugalho, mesmo sendo aberto à votação popular, só de ter sido escolhido pela Raps como um dos projetos finalistas, o reconhecimento mostra que a Inova Prudente cumpre o papel do P de Prosperidade, que significa garantir vidas prósperas e plenas em harmonia com a natureza.

 

Um exemplo dado pelo prefeito são as oficinas de educação do Projeto Inova Kids que estimulam o gosto pela ciência, “o que está ligado diretamente ao desenvolvimento das pessoas e da educação em harmonia com a natureza”.

 

“Conseguimos evidenciar que as ações da Inova atingem diretamente este pilar, seja por meio da educação infantil, apresentando a ciência às crianças, por ser um polo de educação superior gratuita, com a Univesp [Universidade Virtual do Estado de São Paulo], bem como com cursos de capacitação e apoio ao empreendedorismo, que vai desde o Coworking e a aceleradora de startups, até mesmo poder ser sede de empresas”, destaca Bugalho.

 

O secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, pontua ainda que um dos exemplos sólidos de apoio ao empreendedorismo é o caso do egresso de Engenharia Ambiental, Felipe Isaac, que, com apoio da Inova, transformou o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em uma empresa, a Compost. “Ele tinha uma ideia e agora tem um negócio, isto é, ao invés de ser funcionário e talvez ocupar a vaga de outra pessoa, hoje ele é um empregador”.

 

Por fim, Alessi lembra ainda que além do prêmio da Raps, a Inova Prudente já foi apresentada na Startse, em São Paulo, na TicNova, em Maringá, entre outros reconhecimentos e honrarias, como finalista no Prêmio Prefeito Empreendedor. “Em menos de dois anos, a Inova Prudente se consolida como a casa do empreendedorismo na região, acolhendo e transformando a vida de milhares de crianças, jovens e adultos”, conclui.