Inova promove Oficina de Criatividade e confecciona caricatura com lixo eletrônico

09/06/2018

Que criança deixa qualquer ambiente mais alegre isso é inegável. E foi esse brilho a mais que elas deram na 11ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico. Durante toda a manhã do evento, que ocorre até às 16h deste sábado no Parque do Povo, a Fundação Inova Prudente, por meio do Inova Kids e em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), realizou a Oficina de Criatividade, onde com lixo eletrônico as crianças criaram robôs.

No local, a Inova Prudente confeccionou ainda um painel de 30 por 30 metros com a caricatura do aluno Otávio Micael Lima de Souza, de 10 anos, da Escola Municipal João Franco de Godoy, o 'Navio'. A intenção, além de mostrar um pouco do que é feito no Inova Kids na Oficina de Criatividade, foi de entrar no livro dos recordes com a maior imagem feita com lixo eletrônico. A imagem pôde ser observada por todos aqueles que tiveram coragem de ser içados por um guindaste.

O professor Itamar Xavier, responsável pela atividade, disse que a imagem foi feita com material arrecadado no mutirão, bem como por itens descartados pelos próprios alunos. "Com esse tipo de ação que inclui os alunos, com certeza teremos cidadãos mais conscientes em relação a preservação do meio ambiente", pontuou.

Itamar disse ainda que a escolha de Otávio para ilustrar o painel, foi pelo fato de as características dele serem fáceis para reproduzir, pelo carisma do aluno e também por acreditar que ele representa bem a educação em Prudente. "Muitos perguntaram se foi questão racial, isso pode ser acrescentado, mas o principal motivo foi por ser uma criança carismática".

O diretor-presidente da Inova, Bruno José Garcia Carnelóss, ressaltou que todo material confeccionado pelas crianças no estande da instituição pôde ser levado embora. "Um trabalho artesanal e de enfeite. Já a figura feita, depois de registrada, o material será recolhido e também descartado de maneira correta. Estamos contentes com o resultado da participação da Inova no Mutirão, um evento que é reconhecido nacionalmente", enalteceu.

Por fim, sobre a participação da Inova em um evento tradicional na cidade, Bruno disse que foi satisfatório, já que a instituição é um núcleo voltado à área tecnológica. "Além de ser uma oportunidade de levar a equipe a campo e mostrar a fundação à população, estamos demonstrando apoio a sustentabilidade, por se tratar de um evento que visa o descarte adequado e consciente de um material que não pode ser descartado em qualquer lugar, por ser prejudicial ao meio ambiente", concluiu.

Como já informado, o Inova Kids é fruto da parceria da Inova com as secretarias de Educação (Seduc) e Tecnologia da Informação (Setec). A iniciativa atende semanalmente cerca de 2 mil crianças do Programa de Educação Integral Cidadescola. Da atividade no mutirão, participaram alunos das escolas João Franco de Godoy, José Soares Marcondes e alguns também da José Carlos João.