Inova produz protetor de orelha em impressora 3D para o uso contínuo das máscaras

07/05/2020

A Inova Prudente vem buscando algumas formas de contribuir para que as consequências da pandemia do coronavírus sejam menores possíveis. Depois de auxiliar na produção de máscaras, para doação aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate desse vírus, a nova colaboração é o suporte de proteção orelhas.

O uso contínuo de máscaras causa, além de marcas no rosto, muitas dores. Por isso, aproveitando a Impressora 3D da fundação, dessa vez o objetivo é minimizar o incômodo e maximizar o conforto de quem precisa utilizar as máscaras o dia todo. O suporte impede que as tiras pressionem as orelhas. 

Nesta semana foram entregues alguns exemplares para a Central de Ambulâncias – 192 de Presidente Prudente. O diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, pontuou que "a inovação vem sendo uma das principais armas contra a atual pandemia, é nosso dever contribuir no que for possível para ajudar no combate ao covid-19".

Para a confecção dos protetores foi necessário a utilização da impressora 3D, um molde para a impressão e filamento.   

Protetor de orelha

No dia 3 de abril, um jovem canadense de 12 anos chamado Quinn Challander, teve a ideia de criar um protetor de orelhas. Na confecção dos acessórios, denominadas de “cintas de máscara cirúrgica, o menino usou uma impressora 3D. “Ele produziu dezenas de unidades dos protetores e as doou”, contou a mãe Heather Roney em sua conta no Facebook.

Ela ainda contou na rede social que o filho teve a ideia de criar o protetor ao ver o pedido dos profissionais do hospital por algo que os ajudassem a proteger as orelhas, já que o usar a máscara todos os dias causa um incômodo muito grande.

A família ainda disponibilizou nas redes sociais um link para todos aqueles que gostariam de ajudar, pudessem reproduzir a ideia.