Inova Kids é formalizado e ampliado com laboratório de física e matemática

10/12/2020

Foi entregue na tarde desta quarta-feira (09/12), mais uma ampliação do Programa Inova Kids, que funciona na Fundação Inova Prudente. Desta vez, foi implantado o laboratório de física e matemática. Durante o evento, houve também a assinatura do Decreto nº 31.451, que institui formalmente a iniciativa que já atendeu cerca de cinco mil crianças com as oficinas rotativas.

 

De acordo com o prefeito Nelson Bugalho, houve uma grande empolgação em poder materializar algo que já deu certo e está apenas sendo formalizado. “Espero que esse programa jamais se perca, pelo contrário, o desejo é de que haja uma continuidade com muita competência”.

 

Sobre a entrega do laboratório, o diretor-presidente da Inova, Bruno Carnelós, declara que foi um momento emocionante. “Era um sonho que junto à Secretaria de Educação foi colocado em prática. Como diretor e cidadão prudentino, fico muito grato e esperançoso em ver que as crianças usufruirão desses materiais, podendo aprender e se divertir”.

 

O secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, destaca que inovar em educação é algo de grande representatividade. “A ideia é desmistificar a questão de que não dá para se divertir e aprender física e matemática ao mesmo tempo. Estou feliz em ter feito parte desse processo”. O cofundador cita ainda o polo do Inova Kids no Parque Alexandrina, “que já está pronto, com infraestrutura e equipamentos adequados, e assim que possível, iniciará as atividades”.

    

O laboratório contou também com a colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT/Unesp), em específico da professora doutora Priscila Alessio, que orientou o estagiário Douglas Sales a planejar e implantar as experiências práticas. Ela não pôde estar presente na ocasião, mas encaminhou um vídeo em agradecimento. “É uma honra poder colaborar com esse projeto, uma iniciativa maravilhosa que fará muita diferença na educação em Prudente”.

 

A secretária de Educação, Sônia Pelegrini, define o laboratório em apenas uma palavra: magnífico. “Nós que somos adultos já nos encantamos com os objetos que vemos aqui, fico imaginando as crianças entrando e visualizando tudo isso. Esse laboratório será capaz de mostrar para elas o que é a física no dia a dia”.

 

Ainda, o vereador Willian Leite, destaca sua felicidade em ter colaborado para as compras de materiais para o laboratório de biologia do Inova Kids. “Fico muito feliz, precisamos investir em educação, pois a única forma com a qual podemos melhorar o Brasil é com investimentos em inovação, educação e tecnologia”.

 

Além dos já citados, estiveram presentes no evento os docentes representantes da Unesp. Na ocasião, também foi realizado um agradecimento aos vereadores em decorrência a uma emenda impositiva que destinou recursos para a compra de materiais tecnológicos e pedagógicos, como tablets e óculos de realidade virtual.