Grupos das ESFs recebem recurso terapêutico ‘Auriculoterapia’ para deixar de fumar

26/09/2018

 

 

Os participantes do grupo de Tabagismo coordenados pelas Estratégias de Saúde do Município (ESF) do município de Presidente Prudente passaram a contar com mais um recurso terapêutico, para deixar de fumar, é a Auriculoterapia.

 

Nesta última terça-feira (25/09) a ESF Alvorada e os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) aplicaram a técnica em aproximadamente 25 participantes do grupo de Tabagismo da unidade.

 

A técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem como objetivo estimular pontos específicos  no pavilhão auricular, com o objetivo de tratar diversas doenças. 

 

A Auriculoterapia faz parte das Práticas Integrativas Complementares (PIC) e se junta a outras terapias alternativas incentivadas pelo SUS, e que também estão sendo utilizadas com pacientes em algumas unidades de saúde do município, como a Terapia Comunitária, Cantoterapia, Dança Circular, Shantala e Fitoterapia.

 

"Pretendemos aplicar a Auriculoterapia  também nos grupos de Obesidade, e esperamos bons resultados", ressalta Juziane Teixeira Guiça, Profissional de Educação Física do NASF-AB.