Governo estadual define toque de restrição entre 23h e 5h em todas as cidades paulistas

24/02/2021

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (24/02), o governador João Doria determinou toque de restrição de circulação a todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, entre 23h e 5h. A nova regra, adotada como medida de contenção contra o avanço da Covid-19, valerá a partir da próxima sexta (26) e se estenderá até 14 de março.

O toque de restrição é um complemento ao Plano São Paulo, que contará a partir de agora com uma força-tarefa, composta pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Polícia Militar e Procon, além de um disque-denuncias, que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo número 0800-771-3541. Também foi anunciada uma multa a quem descumprir as determinações do Plano SP.

“Nosso objetivo é evitar aglomerações, festas clandestinas, reuniões com bebidas alcoólicas que acontecem sem nenhum protocolo sanitário. Já estamos pagando um preço alto, vidas se perderam em função das aglomerações no período de carnaval”, declarou Doria.

De acordo com dados apresentados pelo médico infectologista e Secretário Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a justificativa da nova restrição é também preventiva. “Hoje estamos com 6.657 pessoas internadas em leitos de UTI Covid, recorde desde fevereiro de 2020, quando foi detectado o primeiro caso no Estado”.

“Só nos últimos dez dias, 660 UTIs foram ocupadas. Caso seja mantida essa crescente, em 22 dias não teremos mais capacidade de acolher pacientes em nosso sistema de saúde”, acrescentou o infectologista.

O médico Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência, relatou que serão necessárias duas semanas para que a restrição manifeste resultados. “Após esse período, caso os efeitos não sejam satisfatórios, reavaliaremos a medida”.