Governo entrega reforma da Inova Prudente

16/10/2018

 

 Governo entrega reforma da Inova Prudente e inaugura 1º Coworking Municipal do Brasil

Solenidade contou com assinatura de carta de intenções com a Unesp e entrega da premiação do Hackathon

 

O Governo de Presidente Prudente realizou na noite desta segunda-feira (15/10) a entrega oficial da reforma e ampliação da Fundação Inova Prudente, conhecida anteriormente como Escola de Curtimento de Couro. O Município inaugurou também o primeiro Coworking Municipal de Tecnologia e Inovação do Brasil.

Ainda durante o ato solene, a Inova assinou uma carte de intenções com a Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e, juntamente a Sicredi, entregou a premiação no valor de R$ 5 mil à F-Society, equipe vencedora do Hackathon Prudente – Varejo e Turismo.

O diretor-presidente da Inova disse ser uma honra cravar oficialmente um marco importante em Prudente. “Digo oficialmente, porque antes de ser inaugurada já passaram cidades que tomaram referência o que está sendo feito na cidade. Temos uma comunidade que já utiliza a infraestrutura e acompanha as atividades. Sou grato em estar à frente deste projeto e só tenho a parabenizar o prefeito [Nelson Bugalho] pela visão de futuro”.

O secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, que também é presidente do Conselho Curador da Inova, afirmou que é um dia inesquecível, até mesmo por se tratar de um projeto coletivo e grandioso. Definiu o projeto como audacioso, por ser inovador e pelo fato de possivelmente ser o primeiro Centro de Inovação e Empreendedorismo criado e mantido por uma Prefeitura no Brasil.

“Projeto fantástico que atende desde a criança ao investidor. Estamos conectando pessoas. Esse investimento tira aquela pessoa que está em casa desenvolvendo seu trabalho, trazendo-a para um espaço colaborativo para se ampliar, fazer networking. Esse investimento em inovação é o futuro da cidade”, avaliou Alessi.

O prefeito Nelson Bugalho lembrou que um dos compromissos da gestão municipal era investir em inovação e tecnologia em Prudente. “O município não poderia ficar para trás nesse novo cenário da economia. A Fundação já deu certo, é uma realidade. Esse projeto era um sonho e hoje está realizado, e ele renderá cada vez mais frutos à cidade. Inúmeros eventos foram promovidos e outros ainda serão. Agradeço aos parceiros que acreditaram e acreditam neste projeto”.

 

Premiação – O presidente da Sicredi Rio Paraná, Jorge Bezerra Guedes, entregou os R$ 5 mil à F-Society, equipe vencedora do Hackathon Prudente – Varejo e Turismo. Na oportunidade, diferente de antigamente, que era entregue um cheque simbólico, foi dado ao time à tela de um celular gigante com a interface da conta digital da cooperativa.

 

Carta de Intenções – Ainda durante o ato, a Fundação Inova Prudente assinou com a Unesp Campus de Prudente, a carta de intenções para que a universidade possa utilizar a infraestrutura da instituição e vice-versa. Agora, o documento segue para ser aprovado pela reitoria em São Paulo. “A faculdade não poderia ficar de fora deste momento, já vem fazendo inovação tecnológica na Unesp. Ter a Inova como parceira, para a faculdade também é um crescimento. Tenho certeza que logo estaremos com o documento confirmado pela reitoria”, disse o professor doutor do Departamento de Física da Unesp, Aldo Eloizo Jobi.

Além dos citados, o ato solene contou com a presença de vereadores, representantes dos deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, secretários municipais, bem como demais autoridades municipais, instituições de ensino superior e população.