Governo de SP reconhece APL de TIC em estudo proposto pela Inova

29/09/2020

Estudo ampliou o reconhecimento do APL existente que era só de software e agora engloba as empresas de TIC

A Secretaria do Estado de São Paulo de Desenvolvimento Econômico reconheceu nesta semana a existência de um segundo APL (Arranjo Produtivo Local) em Presidente Prudente, agora no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Na prática, este credenciamento amplia o APL já existente, reconhecido anteriormente somente como sendo de ´software´, incluindo agora uma segunda vertical, de TIC, com base nas empresas do setor,  representando outros negócios prestadores de serviço de tecnologia da informação como provedores de Internet; de telecomunicação; consultorias de T.I, além de outras. 

Este reconhecimento é resultado do aproveitamento de um estudo feito pela Inova e enviado ao governo de SP decorrente da participação de um Edital de Chamamento Público para o processo de reconhecimento e recadastramento de APLs publicado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado, com o objetivo não só de confirmar os APLs já conhecidos, como também validar novos arranjos.

Agora, Prudente está oficialmente no radar estadual e nacional de políticas públicas de fomento aos arranjos de TI. Como consequência, mais empresas poderão ser beneficiadas com ações e recursos do governo do estado.

O diretor-presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, comentou com entusiasmo a importância desse reconhecimento.  “Este credenciamento é resultado do trabalho da Inova Prudente e da articulação de promoção do ecossistema de empresas de base tecnológica, que em pouco mais de um ano já tem seu trabalho reconhecido”.

A próxima etapa será a aprovação de um projeto, solicitando recursos para os setores de laboratórios e capacitação profissional, para empresas do setor de Tecnologia lato sensu. “Vamos apoiar empresas de TI quer sejam de desenvolvimento de softwares ou em outro segmento como consultorias, redes, provedores e demais especialidades”, conclui o diretor da Inova.

Para o secretário de tecnologia, Rogério Alessi, a cidade agora conta com dois Arranjos oficialmente reconhecidos, favorecendo novos segmentos que representam mais de 100 empresas: Arranjo em Softwares, reconhecido pelo trabalho feito pela Associação PoloIn das empresas de software, e agora também de TIC’s, de iniciativa da Inova Prudente. “Isso amplia e fortalece ainda mais o setor produtivo ligado diretamente à tecnologia, e insere novas empresas no radar do estado”, pontua.