Governo de Prudente lança nesta sexta-feira Projeto Queijo Artesanal do Pontal – QAP

22/11/2018

O governo de Presidente Prudente, por meio da Sedepp- Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança na próxima sexta-feira (23/11), o projeto “Queijo Artesanal do Pontal- QAP”. O lançamento ocorre às 13h na Fundação Inova Prudente.

O projeto visa promover o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira por meio do fomento da produção de queijos artesanais, além de construir uma agenda de ações para o desenvolvimento econômico regional, visando à formação de um arranjo produtivo local – APL, para o crescimento socioeconômico de Presidente Prudente e região.

Segundo o prefeito Nelson Bugalho, idealizador do QAP, a intenção é despertar o interesse do pequeno produtor rural na fabricação de um produto artesanal de qualidade e fomentar a região de Presidente Prudente como uma grande produtora de queijo artesanal, de forma a criar um roteiro gastronômico e turístico.

Durante o evento será definida a forma de cooperação entre os produtores de leite e queijo e entidades de assistência técnica e extensão rural, cooperativas, universidades, órgãos de pesquisa, empresas comercializadoras e organizações que estimulem a produção de queijo na região na região do Pontal.

O evento tem os seguintes parceiros: Etec- Escola Técnica Estadual, Fatec- Faculdade de Tecnologia, Unoeste- Universidade do Oeste Paulista, Cati- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- Eda- Escritório de Defesa Agropecuária, Itesp – Fundação Instituto de Terra e Sicredi- Sistema de Crédito Cooperativo.

Durante o lançamento haverá a apresentação do Projeto QAP, palestra motivacional sobre técnicas de produção do queijo curado, e ainda palestra sobre empreendedorismo.

A Sicredi fará uma apresentação sobre as linhas de crédito voltadas para os produtores rurais.

A Fundação Inova Prudente fica na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700, Jardim Vila Real, Presidente Prudente – SP.