Governo cria ‘Hotel de Projetos Inovadores’ para incentivar empreendedorismo tecnológico

11/08/2020

 

 

O prefeito Nelson Bugalho assinará às 14h desta quinta-feira (13/08), na Fundação Inova Prudente, o decreto que institui o Programa ‘Hotel de Projetos Inovadores (HPI)’. A nova ação do Governo visa atuar como parceira das IES (Instituições de Ensino Superior) que formam acadêmicos na graduação e pós-graduação na cidade. Sendo assim, o HPI incentivará os egressos a empreenderem a partir do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e/ou da pesquisa que fizeram, isto é, transformar tal projeto em um negócio inovador.

Durante a assinatura do decreto, também serão entregues os certificados de participação aos cerca de 20 empreendedores do terceiro Edital de Aceleração de Projetos Inovadores realizados nos últimos meses.

Segundo o secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, muitas vezes o trabalho de conclusão de curso tem possibilidade de ser transformado em um negócio, produto, serviço e/ou processo inovador. “Entretanto, após concluir a graduação ou a pós, nem sempre o egresso tem apoio para dar continuidade ao projeto. Assim, a pretensão é que a Inova ofereça este apoio por meio do Hotel de Projetos”.

Conforme adianta Alessi, o HPI trabalhará com foto em três etapas que devem durar até 12 meses, sendo elas: ideação, em que o acadêmico e/ou pesquisador será incentivado a pensar e criar soluções inovadoras para o problema de sua pesquisa, mas que possa se converter em um negócio, quando então receberá mentorias, acompanhamento e aconselhamento técnico; prototipação, que é transformar, de forma efetiva, a ideia em um protótipo para ser validado e saber se aquela proposta resolve o problema e é de interesse do mercado; e a validação, propriamente dita, quando serão testados requisitos para ter sucesso no mercado. “Queremos incentivar o surgimento de novos negócios inovadores”.

O secretário de Tecnologia reforça que o HPI será prioritariamente para egressos da graduação e até mesmo para alunos de pós lato sensu e scricto sensu. Ele lembra ainda que a Inova já colaborou com algumas dissertações, sendo quatro teses de doutorado que se transformaram em uma empresa. “Este é um dos grandes objetivos do hotel”.

 

Hotel de Projetos Inovadores – O termo‘hotel’ é utilizado na área de inovação pelo fato de os projetos serem hospedados para que possam ser acompanhados por um tutor ou gerente. A expectativa, no processo que pode durar até 12 meses, é que o empreendedor e/ou pesquisador tenha vários caminhos, ou seja, posterior ao HPI ele poderá incubar o projeto em uma incubadora, poderá participar dos editais de pré-aceleração da Inova, continuar desenvolvendo seu produto ou até mesmo abrir uma empresa.

O ‘Hotel de Projetos Inovadores’ da Inova Prudente contará com infraestrutura própria e exclusiva dedicada aos empreendedores que poderão utilizar equipamentos, instalações e terão ainda mentorias e apoio para desenvolver os projetos.