Fundação Nacional de Saúde inaugura escritório regional em Prudente

18/06/2021

 

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade do governo federal responsável por promover ações de saneamento básico e saúde ambiental, agora conta com um escritório regional em Presidente Prudente. Esta é a primeira unidade descentralizada da Funasa no interior paulista, respondendo por uma área de 280 municípios das regiões de Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru e São José do Rio Preto, entre outras.

A cerimônia de instalação da sede regional da Fundação ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo. O evento, organizado pela União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), contou com a presença do prefeito Ed Thomas – que também preside a Unipontal -, do vice, Izaque Silva, além do presidente e do superintendente estadual da fundação, Coronel Giovanne Gomes da Silva e Ronaldo Souza Camargo, respectivamente.

Ainda prestigiaram a solenidade o deputado federal Enrico Misasi, os deputados estaduais Ricardo Madalena e Janaína Paschoal, O presidente da Câmara, Demerson Dias, prefeitos, vereadores e demais representantes de 110 municípios paulistas, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Ed Thomas ressaltou que a instalação da Funasa em Prudente reafirma a posição da cidade como capital regional. Segundo ele, “a Funasa contribuirá para a união das cidades do interior, viabilizando ações e recursos que tragam solução para os problemas de saneamento e outros desafios de saúde nos municípios”.

O superintendente regional da entidade lembrou que a escolha por Presidente Prudente para sediar a nova unidade não foi ao acaso. “A cidade está localizada em um ponto estratégico, a poucos minutos do Paraná e do Mato Grosso do Sul, e relativamente próxima do sul de Minas Gerais. É o local ideal para ser referência a todos os municípios do entorno”, declarou Ronaldo.

Conforme o presidente da Fundação, a descentralização é uma das missões assumidas pela atual gestão da Funasa. ”Essa é uma estratégia para promover uma aproximação maior entre a instituição e os gestores municipais. As políticas públicas acontecem no município, precisamos estreitar essa relação para garantir o pleno atendimento às demandas dos cidadãos”, afirmou Coronel Giovanne.

Criada em 1991, a Funasa é resultante da fusão de vários segmentos da área de saúde, entre os quais a Fundação Serviços de Saúde Pública (Fsesp) e a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), duas entidades de notável tradição e projeção internacional, que contam com uma extensa folha de serviços construída em todo território nacional.

As ações da Fsesp e da Sucam consistiam no trabalho de prevenção e combate a doenças, na educação em saúde, na atenção à saúde de populações carentes, sobretudo aquelas do Norte e Nordeste, no saneamento básico e no combate e controle de endemias, além da pesquisa científica e tecnológica voltadas para a saúde. Assim, a criação da Funasa buscou dar continuidade as ações desenvolvidas por esses órgãos, além de exercer papel relevante na efetivação da reforma sanitária promovida pelo Ministério da Saúde, configurando-se, ainda, como mais uma ação decisiva na implementação e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em consonância com o Decreto 8.867, de 03 de Outubro de 2016, que aprova o seu Estatuto vigente, a Funasa atualmente é a instituição do governo federal responsável por promover o fomento a soluções de saneamento para prevenção e controle de doenças, bem como formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde, relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.