Formandas dos cursos gratuitos oferecidos pelo Fundo Social recebem certificados

29/06/2018

Mais de 70 participantes dos cursos de costura gratuitos  promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade  Municipal participaram nesta sexta-feira(29), da entrega dos certificados de conclusão do curso.

O evento contou com a participação da primeira dama e presidente do Fundo Social, Lisiane Bugalho e do prefeito Nelson Bugalho .

Foram entregues certificados para as formandas dos cursos de técnicas de Patchwork, kit de Cozinha, Enxoval de Bebê, Curso de Bonecas, Costura Livre e Bordado de Pedal.

Julia Maria Peres, aposentada, fez o curso de produção de boneca e está entusiasmada com a nova possibilidade que o curso proporcionou .  “ Eu adorei, vou produzir para vender, para dar de presente, enfim, ganhei uma nova profissão agora”, disse.

A professora Helena Maria Coladello Rotta, coordenou o curso de produção de bonecas e  o modelos preferido pelas alunas  é a  boneca” Tilda”, típica do artesanato da Noruega,  e que não possui boca.“ Ela fala pelo coração”, explica a professora.

A costureira e estilista, Eudóxia dos Santos, tem um atelier de alta costura e fez uma  “ Tilda” vestida em traje de gala. “ Estou me preparando para a aposentadoria, quero manter minha mente ocupada e adorei fazer bonecas”, disse a costureira que recebeu a filha, a funcionária pública Valéria Hernandes para prestigiar o dia da formatura.

A futura mamãe, Vanessa Caroline Amaral Ramos está grávida de oito meses e produziu todo o enxoval da bebê que vai chegar, Maria Iris. “ Eu levei seis meses fazendo o curso, mas compensou, economizei muito e fiz um enxoval exclusivo e lindo”, disse .

Ela teve aquela “força”, da mãe Meire Cristina do Amaral, que fez o curso de bonecas e produziu várias para a netinha que vai chegar,  para deixar a decoração do quartinho do bebê ainda mais bonita.

A artesã Elza Silva de Oliveria está produzindo toalhas de mesa  e colchas em patchwork e está satisfeita com o resultado. “ Em breve vou comercializar a produção. Estou orgulhosa do que consegui fazer, pois não sabia sequer colocar agulha da máquina”, disse animada.

Segundo a presidente do Fundo Social, a iniciativa de oferecer os cursos gratuitos para a população visa proporcionar uma alternativa de qualificação e renda. “ É uma forma de incrementar o orçamento doméstico e uma oportunidade para melhorar a renda das famílias”, disse.

O prefeito Nelson Bugalho parabenizou as formandas e afirmou que pretende incrementar a atividade artesanal no município, por meio de realização de feiras semanais que irão comercializar a produção dos artesãos da cidade.