FLITPP – Duas Oficinas do Festival Literário já têm suas inscrições disponíveis

15/08/2018

 

 

Interessados devem realizar sua inscrição no balcão da Biblioteca Municipal no Centro Cultural Matarazzo ou pelo telefone (18) 3226-3399, das 8h30 às 18h30.

 

27 segunda - 19h, Auditório

Oficina – A Preparação do Ator com Atriz e Cineasta Lucélia Santos

Público alvo: atores, atrizes, alunos de curso de teatro

O método de Stanislavski na preparação do ator, criação de personagens e sua utilidade na vida e no teatro. Os participantes também terão a oportunidade de conversar sobre a carreira da atriz e seus personagens.

 

24 e 25, sexta e sábado das 19h00 às 22h00

sala 24 - Escola de artes Jupyra

Oficina: É Tudo Palavra! Livro = Roteiro?

Público alvo: aberto a todos os interessados

 

Sinopse:

Discutir as diferenças entre o processo de escrita de um roteiro cinematográfico de ficção vs. o processo de escrita de uma obra literária. Analisaremos cenas de obras literárias que foram adaptadas para o roteiro cinematográfico. Vamos falar da arte de adaptar para o cinema e porque muitas pessoas tem a sensação de que o livro é muito mais interessante do que o filme. Iremos discutir algumas adaptação de obras literárias para o cinema que incluem: Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos 1968 / filme de Marcos Bernstein de 2012; O Quatrilho filme de Fabio Barreto livro de José Clemente Pozenato e filme realizado em 1995; Cidade de Deus livro de Paulo Lins, filme dirigido por Fernando Meirelles, em 2002; O Auto da Compadecida livro de Ariano Suassuna 1950 e filme de Guel Arraes de 1999; Estação Carandiru livro de Drauzio Varella de 1989/ Carandiru, de 2003, foi dirigido por Hector Babenco.

 

Sobre a Oficineira GIULIANA MONTEIRO:

Roteirista e diretora de filmes, nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giuliana trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova Iorque com uma bolsa de estudos, para cursar mestrado em roteiro e direção de filmes na faculdade de Nova Iorque (NYU,Tisch School of the Arts). Seu último projeto de curta-metragem, “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo” teve estréia na 64thBerlinale e viajou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor filme no festival Internacional de Viña del Mar. Atualmente trabalha em seu primeiro projeto de longa metragem, “Estrada para Livramento” que recebeu o prêmio Spike Lee Fund para desenvolvimento em 2015. Giuliana também está em finalização de seu primeiro projeto de longa metragem documental, o filme “Bento”.