Filme "Chega de Fiu Fiu" - Cine Bosque | Sesc Thermas de Presidente Prudente

27/07/2018

Exibido no Sesc Thermas, documentário “Chega de Fiu Fiu”
 retrata assédio contra as mulheres

Inspirado em campanha online de 2013, filme tem sessão na próxima
 terça-feira (31), às 19h30, pelo Cine Bosque. Entrada é gratuita

O filme mostra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. Após a exibição do longa, uma das diretoras, Amanda Kamanchek, debate o tema.

Com um total de 73 minutos, o documentário retrata o dia a dia do trio de mulheres com vidas distintas, expondo como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Desta forma, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão procuram especialistas para discutir sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para uma questão fundamental: será que as cidades foram feitas para as mulheres?

O “Chega de Fiu Fiu” nasceu em 2013, como uma campanha lançada pelo coletivo Think Olga, que tinha o objetivo de combater o assédio sexual contra as mulheres nos espaços públicos. A iniciativa de Juliana de Faria      , fundadora da organização, cresceu a ponto de ser criado um mapa com indicativos de locais em que o assédio era mais frequente.

As diretoras Amanda e Fernanda se inspiraram na ideia e decidiram fazer o documentário, abordando a temática da campanha, que também dá nome ao filme. A obra promete uma visão completa sobre o assunto, investigando as causas, motivações e possíveis soluções para a violência contra o público feminino. O roteiro é baseado em muitos dados e pesquisas, além das histórias das três mulheres.

SERVIÇO

 

CINE BOSQUE

 

Filme – Chega de Fiu Fiu

(BRA, 2018, 73 minutos. Documentário. Direção: Amanda Kamanchek, Fernanda Frazão).

Dia 31 de julho, terça-feira, às 19h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Bate-Papo – As Cidades Foram Feitas Para as Mulheres?

Com a diretora Amanda Kamanchek

Dia 31 de julho, terça-feira, às 19h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.