Famílias do Cambuci recebem lotes concedidos pela Prefeitura no Belo Galindo

21/01/2021

A Prefeitura de Presidente Prudente formalizou a cessão de uso de 11 terrenos que foram entregues para famílias prudentinas, no Residencial Francisco Belo Galindo. A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira (21/01) no Centro Cultural Matarazzo, com a presença das famílias, do prefeito Ed Thomas e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Edilson Magno da Silva.

A cessão de uso contempla famílias que se encontravam em situação de irregularidade em área de preservação ambiental invadida no Jardim Cambuci, em processo iniciado pelo Ministério Público há mais de 10 anos.

Na assinatura, o prefeito Ed Thomas falou da importância das famílias terem seu lar em terrenos que contam com infraestrutura da água e esgoto. As famílias também receberam a planta das casas e todo auxílio da Seplan, que também orientou sobre as regras para o direto de uso dos lotes.

O termo de cessão atende ao pedido do Ministério Público, pois essas famílias viviam em área invadida, sem qualquer infraestrutura de saneamento. Com a ação da Prefeitura, o MP dá o prazo de um ano, a partir da data da assinatura, para famílias desocuparem a área irregular no Cambuci e iniciar a construção no Residencial Belo Galindo.

Neste período as famílias devem cumprir o projeto de habitação fornecido de maneira gratuita pela Seplan. O contrato de concessão é válido por cinco anos, sendo que após o processo de construção e atendendo todos os critérios, as famílias recebem a escritura em definitivo. Os beneficiários devem cuidar de maneira zelosa do terreno, manter a conservação do mesmo.

Para a dona de casa, Jéssica Carolina Gomes Barbosa, 26 anos e esposo Victor dos Santos Silva, 29 anos, a doação representa um forma de dar estrutura e conforto para a família, composta pelo casal e três filhos, de 9 anos, 5 anos e 1 ano.

A Prefeitura de Prudente por meio da Seplan iniciou o processo em 2018, para integrá-los ao Programa de Interesse Social, para que os moradores não ficassem desamparados, com o projeto que concede direito de uso de área pública em lotes urbanizados a cidadãos de baixa renda.