Ex-atleta e atual técnico de handebol da Semepp, Péricles conta sua trajetória no esporte

06/05/2020

O ex-atleta e atualmente técnico de handebol da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) conta sua trajetória no esporte e destaca “cresci dentro do esporte prudentino”. Com esse bate-papo que resgata a história do ex-atleta e atual técnico, a Semepp visa homenagear pessoas que contribuíram com a história do esporte prudentino.

Péricles Junior, tem 31 anos é  natural de Martinópolis-SP, casado com Joslayne  e quatro filhos Victoria, Camili, Valentina e Arthur.

- O técnico destaca o amor ao esporte, “Cresci dentro da antiga Autarquia Municipal de Esportes - AMEPP. Meu pai é funcionário da secretaria desde 1993 e na minha infância ele sempre me levou s nas atividades esportivas promovidas pela autarquia bem como nos Jogos Regionais. Foi assim que me peguei ao esporte e sempre soube que iria trabalhar nesta área. Lembro-me do primeiro Jogos Regionais em 1999 quando Prudente sagrou-se campeão no Futebol Masculino, era um grande time, com xerifão Pablo na zaga, Djalminha entre outros craques e também tinham grandes profissionais no quais hoje trabalho junto na SEMEPP, desde a equipe de apoio como Tom, Beleza, tia Cleuza, Neguinho, Chicalé, até os colegas de profissão Djalmão, Horácio, Manguito, Quinha, Porto, Negativo entre tantos outros nos quais ainda atualmente são funcionários”, disse. Péricles Júnior.

 - A respeito do início como atleta de handebol: “Inicie em Martinópolis na escola Santos Dumont com 10 anos de idade, sendo incentivado pelo professor Zé, hoje já falecido ele sempre nos incentivou e logo me encaminhou, para a DEREM, chegando lá tive o prazer de conhecer o Professor Rogério Percinoto, pessoa a qual eu tenho muito respeito, pois tudo que sei hoje ele quem me ensinou. Joguei em Martinópolis de 2000 a 2005 e foram anos muito vitoriosos, com participações na Liga de Handebol, Copa São Paulo e também Jogos da Juventude, Regionais e Abertos.  Em 2006 fui para o Esporte Clube Corinthians junto com o João Paulo e o Júlio César ambos martinópolenses,  onde joguei o Campeonato Paulista e Brasileiro no qual ficamos em quarto lugar na competição disputada em Betim-MG, mas no segundo semestre retornei a Martinópolis e logo se mudei para Cascavel-PR onde tive o prazer de conhecer e jogar com grandes atletas, como Diego, Catena, Kenio, Gui, Flavio, Jair que foi atleta da seleção brasileira e outros o qual tenho contato até hoje e com quem joguei por Presidente Prudente também como Marcelão “Cebola”  que seleção. Em 2010 retornei a Presidente Prudente e como atleta e estudante de Educação Física fomos tri-campeões dos Jogos Regionais por Presidente Prudente. Ainda como atleta por amor representei Martinópolis nos últimos anos sendo terceiro lugar por três anos consecutivos nos regionais e em 2019 ainda fomos vice-campeão da Liga Regional do Estado de São Paulo”, detalha Péricles Júnior.

- Confira seu histórico no ingresso como treinador: “Tudo teve início nos Jogos Abertos da Juventude realizado em Osvaldo Cruz, após convite do Técnico Rogerio Percinoto para acompanhar a equipe feminina de Martinópolis, na sua comissão na final estadual e ai tomei gosto pela profissão na qual atuo até hoje. Em 2013 a convite da Secretária de Esportes Tute dei meu primeiro passo como técnico. Ao longo dos anos conseguimos estruturar o trabalho junto ao professor Júlio e professores de algumas escolas particulares como Vandal e Diego Bacarin. No mesmo ano eu iniciei o trabalho como uma atleta “Isadora Cavali” e ao longo dos anos o trabalho começou a gera resultado já em 2014 tivemos bons resultados na Liga Regional de Handebol de Dracena e atualmente nossas equipes sempre estão entre as melhores conquistando títulos ou figurando entre os primeiros na nossa região. No ano de 2015 iniciei um trabalho com o apoio da Unimed junto ao Programa Cidadescola. No ano de 2017 junto ao professor David Teles já como Instituto EDESPP seguimos aperfeiçoando e elevando o número de alunos atendidos no Programa, atualmente atendemos nove escolas com o handebol e seus com basquete. Em 2019 recebi um convite do Secretário Claudinei Quirino para integrar o quadro de funcionários para atuar em outras ações da SEMEPP. Ainda tenho muito a aprender e neste tempo de pandemia tenho trabalhado com orientações de treinos aos atletas e também realizando cursos promovidos pela federação paulista de handebol online,  espero que logo possamos estar em quadra novamente e torna realidade o sonho de jogar a competição da federação com a melhores equipes do pais”, relembra o técnico.

 

-Sobre os objetivos de sua profissão:  “Acredito na formação do cidadão do bem, na atuação como técnico de alto rendimento, atualmente tenho grandes equipes desde o sub-12 até o sub-18 onde conseguimos ao longo dos anos aprimorar-se e conquistar títulos”, comenta.

 

- A respeito das conquistas:  “Ao longo do tempo foram muitas conquistas na Liga Regional, Jogos da Juventude, Regionais, Copa São Paulo, Jogos Abertos, e demais competições Esportiva, sendo a mais marcante até hoje o terceiro lugar em Franca nos Jogos Abertos da Juventude com a equipe feminina. Uma partida decidida nos instantes finais ganhamos de Botucatu por um gol e ficamos com a terceira colocação”, disse.

 

 

- Em relação aoFuturo do Handebol Prudentino: “Atualmente e com o apoio do Governo de Presidente Prudente a pedido do Secretário de Esportes, Claudinei Quirino participaremos do ‘Super Paulistão”. Esperamos que tudo volte ao normal logo, pois nosso Secretário junto ao Governo e patrocinadores não mediram esforços para que Presidente Prudente integra-se o quadro de filiados na federação tornando-se o primeiro município da região a estar em uma competição federada.

 

 - Como você avalia o Péricles atleta, técnico e o momento atual? “Sou grato por todo momento da minha vida, fui atleta e ainda arrisco jogar, este ano já fui campeão por Assis em um torneio disputado em Ourinhos, como técnico passo o momento da minha vida, sou muito feliz pelas oportunidades que tive e ainda quero alcançar vôos maiores, quanto ao momento atual espero que passe logo e que  possa estar atuando em quadra novamente. Agradeço a todos que ao longo desses anos me deram a oportunidade de desenvolver meu trabalho, família, amigos, colegas de profissão, patrocinadores e a Presidente Prudente por te me acolhido desde pequeno, meu muito obrigado!”, finaliza.