Espetáculo de dança no Sesc Thermas reflete  sobre memória e esquecimento na velhice

06/10/2018

 

Encenado nessa quarta-feira (10), pelo ator e bailarino Fabrício Licurssi,
 montagem integra a ‘Mostra Sentidos’, projeto do Sesc São Paulo

No mês do Dia Internacional do Idoso (1°/10), o Sesc Thermas de Presidente Prudente celebra a longevidade com um espetáculo que reflete sobre a memória e o esquecimento na velhice. A peça Dança Para Esquecer o Vô, encenada na próxima terça (10), pelo ator e bailarino Fabrício Liccursi, utiliza-se da dança e do teatro para se debruçar sobre o tema, além de mostrar como o movimento e o fluxo corporal podem recuperar a memória. O espetáculo tem início às 20h30, com entrada gratuita.

Na montagem, Fabrício Liccursi realiza um estudo corporal que permeia a dança e o teatro evocando a memória e o esquecimento de seu avô materno, Antonio Marcondes. O solo apresenta a temática da memória envolvendo os arquétipos do velho e do bêbado.

A partir daí, o intérprete lança seu olhar para a memória de Marcondes: homem, pai de 6 filhos, chefe de uma central de correios do interior de SP, comunista, maçom e bêbado.

Além da representação do personagem, a montagem tem foco na perspectiva de como o movimento pode se conectar a estados e situações cênicas por meio de um fluxo corporal que recupera a memória, atualizando sua identidade e corporeidade no presente.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa, iniciada em março de 2014, com base nos estudos do livro “A Água e os Sonhos”, de Gaston Bachelard, e na investigação corporal do sistema esquelético e dos fluídos, presentes no corpo humano.

Formado pelo Estúdio Nova Dança, de São Paulo (SP), o ator, bailarino e diretor de movimento Fabrício Licursi é um investigador das técnicas dos movimentos corporais no espaço, há dez anos. Parceiro de criação dos diretores e autores Rafael Gomes e Vinicius Calderoni, na Cia. Empório de Teatro Sortido, já integrou a Berlin Post School for Physical Theater Dance, na Alemanha, e atualmente atua na Formação Credenciada do BMC (Body Mind Centering) Brasil.

Mostra Sentidos: a Longevidade da Arte

O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro, sinaliza uma oportunidade de discussão sobre a longevidade e o envelhecer. Atualmente, mais de 700 milhões de pessoas no mundo possuem 60 anos ou mais. Em 2050, serão mais de 2 bilhões de indivíduos idosos – em torno de 20% da população do planeta.

Para marcar a data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Sesc São Paulo, pioneiro no Trabalho Social com Idosos e focado em sua missão socioeducativa de promoção da cultura, realiza a Mostra Sentidos: a Longevidade na Arte, convidando o público para um reflexão sobre o processo de envelhecimento por meio da sensibilidade fomentada pela programação artística.

Composta por ações programáticas nas linguagens do teatro e da dança, a Mostra contempla os temas da longevidade e do envelhecer em suas narrativas, dramaturgias, formatos, elencos e propostas e desperta um olhar profundo sobre a temática, por meio dos múltiplos sentidos provocados pela arte.

SERVIÇO

 

MOSTRA SENTIDOS: A LONGEVIDADE NA ARTE

 

Espetáculo – Dança Para Esquecer o Vô

Com o ator, bailarino e diretor de movimento Fabrício Liccursi.

Dia 10 de outubro, quarta-feira, às 20h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 14 anos.