ESF Vila Marcondes promove encontro com médicos especialistas e grupos de pacientes

07/12/2018

Levar especialistas até as unidades de atendimento de saúde nos bairros - as ESF- Estratégias Saúde da Família foram concebidas para que a população atendida tenha acesso às consultas, conversas, palestras educativas com médicos especialistas de várias áreas e ainda um tratamento cordial e afetivo com os pacientes. Esta é a proposta da equipe técnica da ESF Vila Marcondes, que duas vezes ao mês faz reuniões com grupos de terceira idade, mulheres em idade reprodutiva e com doenças comuns como diabetes e hipertensão arterial.

Na próxima segunda-feira (10/12) a conversa será com a médica psiquiatra Fernanda Castro, a partir das 8h. A previsão é que as atividades sejam encerradas antes do meio dia e que tenha a participação de 100 pessoas.

“Os pacientes são consultados, fazem perguntas, ficam cara a cara com os especialistas das diversas áreas, com isso, evitam filas, espera, e o melhor, podem até atualizar a receita médica, e se for o caso, trocar de medicamentos, isso sem sair de perto de casa, e com atendimento nas unidades que já frequentam todo o mês”, explica o enfermeiro Juliano Spolador, que junto com a médica da família, Doutora Silvia Martos Grion, coordena o projeto de atendimento aos grupos.

Segundo Spolador, esta é a terceira vez que os pacientes do programa irão conversar com especialistas, que já teve a participação também da ginecologista Luciana Valente.

Nesta quinta-feira (6/12), foi atendido o grupo quinzenal chamado Hiperdia - voltado aos portadores de doenças crônicas como hipertensos e diabéticos, alguns pacientes portadores de doenças pulmonares e neurológicos e os interessados em receber dicas sobre formas de prevenção.

O encontro teve a participação da médica cardiologista Renata Grione, que orientou os participantes sobre formas corretas de uso “Em todos os encontros realizamos palestras, dinâmicas, atualizamos as receitas, fazemos verificação de pressão arterial, testes de glicemia, enfim, fazemos a prevenção. A proposta é por meio de ações como esta promover a saúde física e também a integração do paciente com a equipe. Criamos vínculos e no encerramento do ano, uma festa de confraternização, para celebrar o fim de mais um ano de trabalho e dar um atendimento humanitário e carinhoso aos pacientes”, disse Spolador.