ESF Guanabara aborda ‘Shatala e banho de balde’ em reunião do Grupo de Gestantes

05/04/2018

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) recebeu nesta quinta-feira (05/04) uma ação que contemplou o ‘Grupo de Gestantes’, com a participação dos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Durante o grupo foram abordados temas relevantes aos pacientes, bem como orientações sobre o ‘banho de balde’ e ‘Shantala, queé um método de massagem especialmente desenvolvido para o bebê, é uma arte de dar e receber amor.

O "banho de balde"  ou "ofurô" dentro suas vantagens auxilia para que o bebê se sinta aconchegado, bem apertadinho e envolto em água morna, como se estivesse novamente em posição fetal dentro do útero materno.

Os grupos de gestantes são realizados mensalmente na unidade com a participação da equipe multidisciplinar, e segue os moldes do ‘Rede Cegonha’ como ocorre paralelamente em todas as 35 unidades de saúde do município.

No último encontro sendo ministrado pelo enfermeiro responsável Júlio Andrade, contemplou as gestantes que fazem parte da área de abrangência da ESF do Jardim Guanabara buscando trabalhar a cada grupo temas pertinentes a esse público.