Escola Maria do Socorro destina 1.190 litros de óleo de cozinha usado para Cooperlix

03/08/2018

 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) realizou nesta sexta-feira (3/08) a premiação dos alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida, na Cecap, que juntos arrecadaram 1.190 litros de óleo de cozinha usado, envolvendo 18 salas na gincana. O material já foi destinado à Cooperlix.

Na gincana houve a premiação das quatro salas que mais arrecadaram óleo de cozinha usado, sendo os alunos contemplados com o passeio ao Balneário da Amizade, com direito a atividades recreativas e lanche.

A ação ocorreu no período da manhã para premiar as duas salas da manhã 2 º ano B e 4º ano B, que arrecadaram juntas 291 litros. Outras duas salas campeãs do período da tarde, do 3º ano C e 4º ano D, conseguiram 288 litros, irão visitar o Balneário a partir das 13h30.

O secretário do Meio Ambiente Wilson Portella Rodrigues destacou a importância da ação para conscientizar sobre a reciclagem. O secretário adiantou que ainda neste mês de agosto será lançada uma campanha municipal que envolverá toda a cidade, na arrecadação de óleo de cozinha usado, que será revertido para ajudar a Cooperlix.

Conforme a professora articuladora do Cidadescola, Graciane Leli, a ação extrapolou os muros da escola, envolveu as familiais, e até os bairros adjacentes, que foram mobilizados pelas crianças.

Segundo ela, a iniciativa superou as expectativas e as agora as famílias poderão dar continuidade a ação entregando o óleo diretamente para o caminhão da Cooperlix que passa nos bairros.

A articuladora destacou que o tema foi amplamente trabalhado em sala de aula sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado, que não deve ser jogado no ralo da pia. “Plantamos uma sementinha desta prática para que os alunos possam cobrar dos pais essa postura”, resume.