Epidemiológica inicia terceiro levantamento do Índice Breteau deste ano

28/06/2019

 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), inicia nesta segunda-feira (1°/07) o terceiro levantamento do IB (Índice Breteau) em Presidente Prudente, o que definirá a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Conforme informa a VEM, para realizar o levantamento serão vistoriados 3.760 imóveis, definidos por sorteio, em toda região de Prudente. Já o resultado deve ser divulgado em 30 dias. O objetivo do IB, bem como do IIP (Índice de Infestação Predial), promovido em conjunto, é dimensionar a densidade larvária do mosquito para que sejam direcionadas ações a fim de combater à dengue nos meses que antecedem o verão, quando, normalmente, a incidência de casos é mais frequente.

Segundo explica o órgão, para se chegar ao índice, divide-se o número de imóveis vistoriados pela quantidade de casa em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito.

Vale lembrar que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o número menor que 1 é considerado tolerável, entre 1 a 3,9 é situação de alerta, e superior a 4 é tido como risco de surto. Nos dois últimos levantamentos deste ano, Prudente apresentou IB em 9,2 e IIP em 6,8, em janeiro; e IB em 3,8 e IIP em 3,2, em maio.