Empreendedores selecionados no edital participam de primeira consultoria jurídica 

22/04/2020

 

Nesta terça-feira (21/04) foi iniciada a consultoria jurídica ministrada pelo Advogado e pós-graduado em direito penal e digital, Marcelo Noguchi, que vai auxiliar os empreendedores selecionados no Edital de Aceleração 2020 da Inova Prudente quanto aos cuidados jurídicos básicos, que devem ser tomados para que os negócios não sejam prejudicados.

No início do bate-papo, os empreendedores apresentaram seus respectivos projetos para situar Noguchi sobre a ideia de cada empresa e como está o andamento delas.

Marcelo explicou que, durante as consultorias, serão trabalhados: privacidade como diferencial competitivo; privacy by design; termos e condições de uso; política de privacidade; contratos em linhas gerais; investidor anjo; mútuo conversível; sociedade em conta de participação; privacidade e proteção de dados pessoais; jurídico para que?; a importância do registro de marca; contrato social; tipos societários mais usados pelas Startups.

Um dos pontos comentados por ele foi a necessidade de proteger ‘ideias’ e seus domínios. Ele explicou que a melhor forma de proteger uma ideia é executando-a, “enquanto estamos tendo uma ideia aqui, dez pessoas podem estar tendo a mesma em um outro lugar”.

Outro assunto importante comentado foi a importância do contrato social entre sócios. Marcelo pontuou que todas as empresas devem ter e que esse documento apresenta as informações da cota de cada sócio e um escopo do que a empresa faz.

Ainda, o advogado destacou a Importância do registro da marca, que é uma ação que vai além da garantia de exclusividade sobre seu uso. Ela abrange a proteção de um dos bens imateriais mais valiosos da empresa: identidade perante o mercado.

As consultorias jurídicas seguem até o mês de maio, sexta-feira (08/05), com o Dr. Marcelo Noguchi por meio da plataforma Zoom.