Em tempo recorde, prefeitura inicia acolhimento de pacientes covid no Cohabão

12/03/2021

 Em menos de duas semanas, a Prefeitura de Presidente Prudente projetou, estruturou e deu início ao acolhimento de pacientes na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab, o Cohabão, onde foram instalados 15 leitos de suporte respiratório.

 

Ao longo desta sexta-feira (12), estão sendo transferidos para o local pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da zona norte e do Ana Jacinta, que estejam com quadros leves e moderados da doença, sem necessidade de intubação. “Esses pacientes Quando surgir uma vaga hospitalar, ele será imediatamente transferido para o serviço de referência”, completa. 

 

A criação deste novo serviço só foi possível graças a uma parceria entre a administração municipal, a Câmara de Vereadores e a iniciativa privada. Foram adquiridos mais de mil itens, entre insumos e equipamentos necessários para viabilizar os atendimentos, como respiradores, bombas de infusão, leitos, cobertores, suportes de soro, circuladores de ar, aparelhos de ar-condicionado, entre outros.

 

A Sesau orienta que durante o período de atendimento aos 15 leitos, o Pronto Atendimento (PA) do Cohabão será suspenso, porém os atendimentos prestados pela UBS continuarão normalmente. No período noturno e finais de semana, a população deve dirigir-se aos outros pontos de atendimento de emergência, que são UPA Zona Norte, UPA Ana Jacinta e PA Santana.

Neste período emergencial, o pronto atendimento odontológico será realizado no PA do Santana, das 19h às 23h de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos das 7h às 19h.