EM Rosy Brandão constrói horta para trabalho com alunos do Cidadescola

02/07/2018

O Governo de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Educação- Seduc – investe na formação multidisciplinar dos alunos que participam do programa Cidadescola,  recebem formação no período em que não estão na sala de aula – contra turno escolar.

 

Em Presidente Prudente são cerca de 2.700 alunos no programa.  Além de oficinas de música, artes, esportes, entre outras, elas recebem educação ambiental por meio de incentivo ao cultivo de horta.

Um destes exemplos é a horta da Escola Municipal Rosy Odetty Roriz Brandão, localizada no bairro São Mateus, faz parte da oficina de “horta, jardinagem e arte” do programa Cidadescola, que atende 100 alunos de 2º a 5º ano.

 Idealizado pelos professores Marcelo Lopes e Tamires Santos, pela articuladora Natalie Sturaro e pela diretora Ione Espósito, o projeto foi financiado com recursos próprios, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente.

Foram aproximadamente dois meses de trabalho, até ficar pronta na última sexta-feira, 29 de junho. Sua construção contou com ajuda de toda a equipe, principalmente a das crianças. Para começar a produção, foram plantadas alface, rúcula, repolho, tomate-cereja, berinjela, cebolinha, beterraba, abóbora, quiabo, feijões borboleta e andu, cará-moela, milho crioulo, beldroega, batata-doce e melão, que serão destinados ao consumo dos alunos da unidade. Essa diversidade, com plantas tradicionais com não-convencionais, é explicada pelo professor como uma busca pelo resgate da cultura alimentar.

O formato de mandala escolhido por Lopes, que também é Engenheiro Ambiental, garante melhor aproveitamento da irrigação e do espaço físico, além de reter a água por mais tempo. “Esse modelo protege a plantação dos grandes fluxos de vento, que carregariam a umidade. No círculo interno ficam as plantas mais sensíveis, já no externo, as mais resistentes, de maior porte, que defendem as mais frágeis. Nosso trabalho tem como essência a educação e a sensibilização ambiental”, afirma.

Santos, que é designer de interiores e professora da oficina, destaca a importância desse projeto pelo contato das crianças com a natureza, pelo alimento no prato sem agrotóxicos e pelo cuidado e com a plantação.

A aluna Sthefany Fernandes, do 3º ano A, aprendeu com a oficina o respeito pela natureza e reconheceu a importância que ela tem em nossas vidas. “Eu adoro plantar, regar e estar em contato com a natureza”.

De acordo com Sturaro, pedagoga que orienta o programa no Rosy Bradão, esta abordagem existe na unidade desde 2014, iniciada com a implantação do ensino integral Cidadescola. “Ao longo dos anos, conseguimos perceber como o trabalho com o meio ambiente é rico e apresenta uma diversidade de conceitos, que aliamos aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem encontram nessa oficina a chance de se destacarem”, conclui.

A secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, explica que o projeto favorece a consciência ambiental dos alunos, pois desperta para a importância da consciência ambiental.