Em reunião na Inova, Conselho de Tecnologia aprova R$ 100 mil de investimentos em inovação

19/06/2018

A Fundação Inova Prudente esteve reunida com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na oportunidade, houve a apresentação formal do novo diretor-presidente, Bruno José Garcia Carnelóos, e aprovação de investimentos na ordem de R$ 100 mil em diversas ações de promoção a inovação no município.

Os investimentos, que serão executados ainda em 2018, são provenientes do Fundo Municipal de Inovação e preveem a realização de eventos como Desafio de Inovação Tecnológica, Hackathon, Fórum de Cidades Digitais, Workshops, Palestras, além de Viagens Técnicas para grupos de pessoas ligadas as áreas de inovação, tecnologia e startup para participação em congressos, feiras e eventos em grandes cidades.

Paralelo aos investimentos foram criadas três Câmaras Temáticas compostas por integrantes do Conselho de Tecnologia. Essas, serão responsáveis por debater determinados assuntos e propô-los ao Município. Os temas criados foram: Tributação e Desoneração da Área de Inovação, Geração e Oportunidade de Trabalho e Pesquisa Científica e Aplicada.

A primeira será responsável por elencar propostas de redução do ISS a empresas de inovação e tecnologia. A segunda, por levantar as necessidades do mercado de trabalho e promover capacitação, uma vez que muitas empresas de software utilizam tecnologias, que não são mais ensinadas nas IES (Instituições de Ensino Superior), como, por exemplo, a linguagem Delphi. A terceira visa mapear as pesquisas em inovação realizadas na cidade, já que podem ser de interesse de empresas. Ou seja, possivelmente torná-las em um produto ou serviço.

Ainda durante a reunião, os membros do Conselho de Tecnologia percorreram o prédio e acompanharam a reforma executada. “Não temos dúvidas de que após a conclusão da obra, tanto a cidade quanto a região ganhará espaço no cenário brasileiro e conseguirá reter talentos e consolidar empresas de forma mais eficiente”, disse Paulo Diniz, vice-presidente do órgão.

Ele comentou ainda que todos estão animados e confiantes com as ações do atual Governo Municipal. Mais que isso, ressaltou que todos estão com inúmeras ideias que serão apresentadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento (Codepp), “colaborando assim com o novo cenário no que tange ao desenvolvimento tecnológico, científico e de inovação”.

Além dos citados, participaram da reunião os membros Rogério Alessi, Sônia Maria Pelegrini, Paulo Roberto Vasconcelos, Helton Molina Sapia, Eduardo Santos Chesine, Luiz Horário Ramos Isique, José Ângelo Rodella e Milton Tsukamoto, sendo este último integrante do Codepp.