Em nova atualização, Prudente e região são mantidas na fase laranja do Plano São Paulo

21/08/2020

 

 

O Governo do Estado de São Paulo manteve os 44 municípios que integram o DRS-XI (Departamento Regional de Saúde) na fase laranja do Plano São Paulo. Dessa forma, com a 11ª atualização realizada nesta sexta-feira (21/08) e válida até 6 de setembro, a economia de Presidente Prudente permanecerá funcionando como nas últimas semanas, ou seja, somente por quatro horas, assim como na região.

 

Dessa forma, em Prudente, o comércio permanecerá funcionando de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, enquanto os shoppings seguem diariamente das 16h às 20h, com consumo nas praças de alimentação, assim como em bares e restaurantes, suspenso. Os demais setores seguem com funcionamento suspenso ou apenas com permissão para entrega (delivery) e retirada no local (drive thru).

 

Durante a atualização, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que o que motivou a região de Prudente a permanecer na fase laranja foi a evolução das internações e do número de casos de óbitos. “Há um número alto de óbitos a ser trabalhado para que na próxima atualização do Plano São Paulo [prevista para 4 de setembro] Prudente possa se juntar às regiões que estão na fase amarela”.

 

Cabe ressaltar que somente do dia 7 deste mês, quando houve a 10ª atualização do Plano São Paulo, e até esta quinta-feira (20), somente Prudente registrou 777 casos de coronavírus e 23 óbitos pela ocasionados pela doença.

 

O governador João Doria, que abriu a coletiva de forma online, destacou que o Plano São Paulo, instituído há 80 dias, já salvou 220 mil vidas e preservou 308 mil empregos. “O Plano São Paulo é de quarentena inovadora e demonstrou eficiência ao longo dos 80 dias. Passou a ser referência no país”, ressaltou, informando ainda que o Estado chegou a marca de 40 mil testes por dia, o que resulta em média de 86 testes para cada 100 mil habitantes, “quase a marca da Alemanha que é um dos países que mais testam no mundo”.