Em menos de 10 dias, equipes da Central de Ambulância 192 realizam dois partos

26/03/2021

Mais uma vez a equipe do SAME (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) auxiliou no trabalho de parto de emergência, que precisou ser feito dentro da ambulância a caminho do Hospital. O parto ocorreu após a equipe ser acionada nesta última quarta-feira (24/03) às 13h40, para atender uma ocorrência no Jardim Santa Mônica, na zona leste, de uma gestante de aproximadamente nove meses, com contrações, sangramento e perda de líquido.

Na semana passada, dia 17/03, a equipe do Same atendeu uma outra ocorrência semelhante, de uma gestante de 40 semanas, moradora do Jardim Paulista, cujo bebê nasceu na própria residência, como já havia rompido a bolsa.

No episódio do Jardim Santa Mônica, a gestante já aguardava no portão de sua residência acompanhada pelo esposo. Ela relatou sentir muitas dores, sendo colocada prontamente na maca pelo auxiliar de enfermagem Fernando Duela, onde seguiram sentido Hospital Estadual. Durante o trajeto a paciente Janaína Silva, 29 anos entrou em trabalho de parto.

O motorista José Claudio Barros encostou a viatura em via pública para auxiliar nos procedimentos, onde o pai Jeferson pode acompanhar o nascimento do bebê. Em seguida, Mãe e filha foram conduzidas ao Hospital Estadual e passam bem.

Já no caso da ocorrência atendida no Jardim Paulista, como já havia rompido a bolsa, não houve tempo de levar a gestante Beatriz Cristina de 24 anos, ao hospital, e o bebê nasceu na própria casa, com auxílio da equipe do SAME. Em seguida a mãe e o recém-nascido foram encaminhados ao hospital. A ocorrência foi acompanhada pelo enfermeiro Moacir Milani, o motorista-socorrista José Claudio de Barros e o auxiliar Rodolfo Luis Carneiro.

Conforme a supervisora do Same Silvana Aparecida, a equipe da Central de Ambulância está preparada e treinada para dar auxilio ao parto. Periodicamente todos os profissionais participaram de treinamentos e capacitações.