Em dois meses de atendimento, ambulatório pós-covid divulga balanço das principais sequelas

07/07/2021

 

Inaugurado em 6 de maio de 2021 pela Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o atendimento multidisciplinar especializado pós-covid é referência em todo o Departamento Regional de Saúde (DRS-11). Até o momento, 81 pacientes foram ou continuam sendo assistidos, sendo 56,6% homens e 43,4% mulheres, com relatórios alarmantes sobre contágio e sequelas.

Os dados levantados pela equipe do ambulatório mostram que 31,6%, não sabem onde contraíram a Covid, porém, logo abaixo, está a infecção no local de trabalho, com 30,3%. Em terceiro lugar, com uma porcentagem alarmante de 28,9%, os pacientes indicaram o contágio em reuniões familiares.

Mais da metade dos pacientes atendidos, 51,4%, se queixaram de dor muscular como sequela da Covid-19. Também houve grande incidência de fadiga (25,8%), queda de cabelo (22,7%), depressão e ansiedade (21,2%), falta de ar (19,7%), dor de cabeça (18,2%) e dificuldades de linguagem/fala (9,1%).

Das 15 especialidades registradas, a fisioterapia recebeu o maior número de pacientes, 45,9%. Os atendimentos à saúde mental também se destacaram, com total 33,8%, sendo 21,6% acompanhados por psicólogos e 12,2% por psiquiatras.

A assistência nutricional também foi evidenciada, com 29,7% dos encaminhamentos, seguida pela neurologia, com 16,2%.

O assessor da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Jefferson Saviolo, explica o porquê da maioria dos atendimentos estarem relacionados à fisioterapia e saúde mental. “São pacientes que foram intubados durante a internação, que passaram dias, semanas ou até meses acamados e sedados, que precisam reaprender a lidar com situações, tanto físicas quanto psicológicas”, declarou.

A Sesau reforça que o trabalho continua ativo. Quem necessitar de atendimento pós-covid pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para que seja feita uma avaliação e, posteriormente, o encaminhamento.