Em coletiva, Saúde comunica mais dois casos suspeitos de coronavírus em Prudente

04/03/2020

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa mais dois casos suspeitos de coronavírus, o Covid-19, em Presidente Prudente. Trata-se de um casal, sendo um homem de 53 e uma mulher de 50, que esteve em viagem à Itália de 17 de fevereiro até essa segunda-feira (02/03), quando retornou ao município.

Nessa terça-feira (3), apresentando sintomas, ambos procuraram por assistência médica, situação em que foram colhidas amostras de secreção e enviadas ao IAL (Instituto Adolpho Lutz). Agora, cabe ao órgão confirmar ou descartar as suspeitas da doença. Entretanto, foi solicitado que o casal fique em isolamento social até o resultado dos exames.

“O isolamento social ocorre em cumprimento aos protocolos estabelecidos pelo Ministério de Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e por precaução. Se deixarmos escapar uma situação dessa podemos responder por ter prevaricado. Entretanto, falamos com os pacientes há pouco, eles estão muito bem e não tiveram qualquer tipo de problema posterior à ida à unidade de saúde”, informou Valmir da Silva Pinto, secretário de Saúde.

O médico infectologista Alexandre Portelinha revelou que os pacientes apresentaram sintomas de resfriado leve como tosse, coriza e congestão nasal. Segundo ele, os sinais se enquadram nos novos critérios do Ministério de Saúde pelo fato de o casal ter viajado para uma área onde ocorre a transmissão de coronavírus. 

“O coronavírus, 80% dos casos se apresentam como resfriado comum, que é uma doença mais leve que a gripe causada pela Influenza, normalmente sintomas mais leves com febre chegando a 38 graus, muitas vezes nem isso. Com a gripe, os sintomas são mais intensos, com febre de 39 a 40 graus. Porém, 20% dos casos, ou menos, desta cepa do coronavírus, que tem alguma mutação, podem ter sintomas parecidos com a Influenza”, disse Portelinha

Diante dos sintomas parecidos com a Influenza, o médico infectologista disse que o Ministério da Saúde deverá antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. “Assim, com boa parte da população imunizada contra a Influenza, teremos mais facilidade para apontar probabilidades de coronavírus”, acrescentou.

De acordo com a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica), Elaine Bertacco, o primeiro caso suspeito, na jovem de 21 anos, ainda não teve resultado confirmado ou descartado. Além disso, ela destacou que todos devem adotar a etiqueta respiratória e não devem fazer alarde sobre a doença, como o uso excessivo de máscara que deve ser utilizada apenas por pessoas que estão transmitindo a doença ou são tidas com suspeita da patologia.

“Estamos falando do Covid-19, mas há outras doenças respiratórias em que devemos adotar hábitos como lavagem das mãos com sabão, fazer uso do álcool em gel, manter os locais arejados, pois em ambientes fechados o ar não circula e todo mundo respira o mesmo ar, enfim”, concluiu.