Em Brasília, Bugalho trata sobre recursos para tratamento de resíduos e Parque do Povo

19/02/2020

 

 

Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Nelson Bugalho esteve nesta quarta-feira (19/02) no Ministério do Desenvolvimento Regional. No local, o chefe do Executivo de Presidente Prudente tratou sobre dois assuntos com o responsável pela Secretaria Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, bem como com os coordenadores gerais de Projetos do Setor Público e Saneamento Integrado, Resíduos e Drenagem, Cássio Felipe Bueno e Karina Araújo Sousa, respectivamente.

Na oportunidade, Bugalho tratou sobre quais as possibilidades de obter recursos para implantação de um sistema de tratamento de resíduos sólidos. Conforme explicado na reunião, estão disponíveis somente linhas de financiamento através do Programa ‘Avançar Cidades’, que tem como agentes financeiros o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a CEF (Caixa Econômica Federal).

“Para isso temos que concluir o Plano Regional de Resíduos Sólidos, que segue sendo elaborado pelo Cirsop [Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista], por meio da Fundunesp [Fundação para o Desenvolvimento da Unesp], e deverá ser finalizado até junho. Este estudo dará as diretrizes a serem seguidas. Uma das questões é que o Consórcio poderá licitar e fazer uma concessão do sistema de tratamento, para isso também existem linhas”, explica Bugalho, que também preside o Cirsop.

Outro assunto abordado na reunião foi a possibilidade de obter recursos para solucionar de vez os problemas ocasionados no Parque do Povo em decorrência de fortes chuvas. Segundo informado na reunião, há também somente linhas de financiamento através do ‘Avançar Cidades’.

“Teremos de criar um grupo de trabalho para elaboração do projeto a respeito do Parque do Povo, cujo decreto será editado nos próximos dias. Entretanto, acredito que há necessidade de elaborarmos um Plano Diretor de Drenagem Urbano, onde deveremos colocar a região do Parque do Povo como prioridade”, disse Bugalho. Ele ainda ressaltou que, para solucionar o problema das enchentes, o município será obrigado a buscar uma linha de financiamento para tal finalidade, pois é um projeto que certamente terá custo elevado e não é possível executá-lo com recursos próprios.

A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Regente Feijó, Marco Rocha, que deve ser o futuro presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista.