Eleito o melhor guitarrista de blues do mundo,  Nuno Mindelis se apresenta no Sesc Thermas

07/08/2018

 

Angolano radicado no Brasil sobe ao palco da área de convivência da unidade 
no sábado (11), às 16h. Fim de semana ainda conta com diversas atividades

Comparado a nomes como Jimmy Page e eleito o melhor guitarrista de blues do mundo, o angolano radicado no Brasil Nuno Mindelis se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste sábado (11), pelo projeto Múltiplos Sons. O show tem início às 16h, com entrada livre.

Nascido em Cabinda, na Angola, Nuno se apaixonou pela guitarra aos 5 anos e aos 9 já tocava instrumentos construídos por ele próprio. No Canadá, com 18 anos, ele se juntou a um primo mais velho para formar uma banda de blues, tocando em bares locais. Um ano depois, decidiu reunir-se novamente com sua família que havia escolhido um novo país para morar: o Brasil.

Após o lançamento de seu primeiro disco “Blues & Derivados”, em 1990, o guitarrista grava seu segundo álbum no ano seguinte, intitulado “Long Distance Blues”. O trabalho chamou a atenção da mídia nacional, colocando Nuno como um músico de porte que passou a integrar festivais de blues ao lado de nomes como Robert Cray, Otis Clay, Ronnie Earl e Lonnie Brooks.

O reconhecimento internacional veio pela revista americana Guitar Player, referência mundial quando o assunto é guitarra. Na reportagem, o então editor Jas Obrecht, uma das maiores autoridades de blues do mundo, compara Nuno a Jimmy Page, lendário guitarrista do Led Zeppelin.

Conhecido pelos norte-americanos como “The Brazilian Beast” (algo como “A Fera Brasileira”), em 1998 ele é eleito o melhor guitarrista de blues do mundo, segundo o concurso mundial de aniversário de 30 anos da revista Guitar Player. A relação de vencedores do concurso mostrou que Mindelis foi o único músico que nasceu fora da América do Norte ou Europa, o que é equivalente a ver um norte-americano ou europeu vencer um concurso de samba.

CRIANÇAS

Para o público infantil, a diversão começa no sábado com a contação Matinta Pereira conta histórias do folclore brasileiro, às 15h, pelo projeto Quintal de Histórias. Integrantes do G.U.T.E. (Grupo Urutau de Teatro Experimental), de Araraquara (SP), a atriz e arte-educadora Marcela Barbosa e o músico e ator Fábio Santos apresentam a contação em que uma velha capaz de se transformar em pássaro tem assunto para dois encontros com as crianças: a sua própria história extraordinária e a de outros fantásticos personagens brasileiros, como Lobisomem, Mula sem Cabeça, Boi Tatá, Caipora e muitos outros.

Em seguida, às 16h, há a vivência Caça-Monstro. A criançada é desafiada a desvendar enigmas que levam até “partes” de monstros escondidas no bosque do Sesc. Juntas, elas vão montar um novo monstro brasileiro, escolher seu nome e criar a história do personagem. Para participar, basta retirar uma senha na Central de Atendimento do Sesc, no dia da atividade.

A programação infantil segue no domingo (12), às 15h, com o espetáculo Aventuras Pelo Mundo, pelo projeto Arte em Cena. Encenado pela companhia paulistana Os Fabulistas, a peça mostra a história de um garoto chamado Banana, que está cansado de ser criança e deseja logo se tornar adulto. Seu tio Augusto, então, resolve lhe contar algumas histórias, de várias partes do mundo, todas com uma coisa em comum: os personagens principais são crianças.

Depois de passarem por diversos trabalhos e companhias teatrais ao longo de sete anos de parceria, os atores Clayton Bonardi e Débora Vivãn resolveram se juntar para contar histórias às crianças residentes da Favela do Moinho, em São Paulo (SP), dando origem ao “Os Fabulistas”.

Depois foi a vez do ator e diretor Mateus Menezes se juntar à dupla. Desde o seu nascimento, em 2015, o grupo já foi convidado a contar suas histórias em diversos locais, levando seu repertório para muitos outros cantos.

Seja manipulando objetos e bonecos, seja cantando ou se transformando nos personagens das histórias, os artistas transportam o espectador para outros mundos e outros tempos. Em 2017, se juntam ao grupo os músicos MaSoul e Brunno Ogibowski e, o agora quinteto, passam a ter espetáculos teatrais na companhia.

Ainda no domingo, os pequenos também podem participar do projeto Brincando com Arte, às 16h, na Oficina de Mímica. O ator Mateus Menezes, de São Paulo (SP), apresenta os princípios básicos da mímica, fomentando ideias para a sua utilização na composição artística. Além de fazer jogos de mímica, as crianças aprendem alguns exercícios do gênero. Para participar, basta retirar uma senha na Central de Atendimento do Sesc, no dia da atividade.

ESPORTE

O fim de semana do Sesc também conta com atividades esportivas, como as aulas abertas de lutas e práticas corporais. No sábado e domingo, das 10h30 às 11h30, o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP), apresenta ao público o Tai Chi Chuan, arte marcial reconhecida também como uma forma de meditação em movimento. A técnica combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tato yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da medicina tradicional chinesa.

Outra opção é vestir o kimono (ou não) e participar da aula de Judô, uma das artes marciais mais praticadas em todo o mundo. Na atividade, que também ocorre no sábado e domingo, mas nos horários das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h, o professor prudentino Paulo Costa Júnior ensina os movimentos básicos para a iniciação na prática, por meio da pedagogia dinâmica, lúdica e de sociabilização.

Local em que ocorre as aulas de lutas, o bosque da unidade também recebe a vivência de Corfebol, no sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, comandada pela professora Luciana Bortoleto, de Americana (SP). Elaborado na Holanda em 1902, a modalidade se assemelha ao basquete, em relação ao objetivo de lançar a bola dentro de um cesto, e tem como uma de suas regras a obrigatoriedade de as equipes serem formadas por homens e mulheres.

O público também pode vivenciar um momento lúdico de autodescoberta com a oficina de Danças Circulares, no sábado, das 14h às 17h, e no domingo, das 9h30 às 11h. Os participantes aprendem conteúdos teóricos e práticos para a realização de dinâmicas com grupos a partir das danças de roda. As inscrições, com vagas limitadas, são feitas pelo e-mail:esportivo@prudente.sescsp.org.br.

ALIMENTAÇÃO

A programação de fim de semana ainda oferece a oficina culinária Arroz Nosso de Cada Dia, pelo projeto gastronômico Bom, Bonito e Gostoso. O cereal que, junto com o feijão, é sucesso nos pratos brasileiros, pode ser utilizado para receitas não tão comuns, como panqueca e rocambole de arroz. A atividade, comandada pela nutricionista Jane Glébia, de São Paulo (SP), é realizada em duas turmas: a primeira, no sábado, às 10h, e a turma 2, no domingo, no mesmo horário. Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

 

Vivência – Corfebol

Com a professora Luciana Bortoleto, de Americana (SP).

Dia 11 de agosto, sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Aula Aberta – Judô

Com o professor Paulo Costa Júnior, de Presidente Prudente (SP).

Dias 11 e 12 de agosto, sábado e domingo, das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Aula Aberta – Tai Chi Chuan

Com o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP).

Dias 4, 5, 11 e 12 de agosto, sábados e domingos, das 10h às 11h30.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Bom, Bonito e Gostoso – Oficina “Arroz Nosso de Cada Dia”

Com a nutricionista Jane Glébia, de São Paulo (SP).

Turma 1: dia 11 de agosto, sábado, às 10h.

Turma 2: dia 12 de agosto, domingo, às 10h.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Oficina – Danças Circulares

Com instrutores de atividades físicas do Sesc.

Dia 11, das 14h às 17h, e dia 12, das 9h30 às 11h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: esportivo@prudente.sescsp.org.br. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Quintal de Histórias – Contação de História “Matinta Pereira conta histórias do folclore brasileiro”

Com a atriz e arte-educadora Marcela Barbosa e o músico e ator Fábio Santos do G.U.T.E (Grupo Urutau de Teatro Experimental), de Araraquara (SP).

Dia 11 de agosto, sábado, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Quintal de Histórias – Oficina “Caça Monstro”

Dia 11 de agosto, sábado, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show “Nuno Mindelis”

Dia 11 de agosto, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Arte em Cena – Espetáculo “Aventuras Pelo Mundo”

Com Os Fabulistas, de São Paulo (SP).

Dia 12 de agosto, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina de Mímica

Com o ator Mateus Menezes, de São Paulo (SP).

Dia 12 de agosto, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.