Eleita melhor do Brasil, Darwin Startups participará de edital de aceleração na Inova

04/03/2020

 

 

O processo de aceleração da Fundação Inova Prudente busca dar as melhores oportunidades e chances para os idealizadores de projetos inovadores. Por isso, a a instituição prudentina firmou uma parceria com uma das maiores aceleradoras de Startups do Brasil, a Darwin Startups. Eleita em 2018 e 2019 como a melhor aceleradora do país pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups), a empresa de Florianópolis é a primeira a se tornar filiada a Techstar, uma das principais aceleradoras do mundo.

A participação da Darwin permitirá que os projetos sejam validados antes de entrar no estágio de prototipagem, dando uma maior sobrevida no mercado, podendo criar um MVP (Produto Mínimo Viável) mais rapidamente.

O mentor Luis Horácio Ramos Isique explica que a parceria foi realizada devido a relação já existente entre João Marinelli, da Darwin, com o ecossistema prudentino e devido a confiança nas ações da Inova.

O empreendedor João Marinelli é uma figura conhecida para boa parte das startups prudentinas. Foi mentor da primeira edição do Startup Weekend de Prudente, que ocorreu em abril de 2017 na Inova, e facilitador da segunda edição, ocorrida em outubro do mesmo ano na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Agora, ele será facilitador no workshop da primeira etapa de pré-aceleração de projetos inovadores, que tem início em 23 de março. Atualmente, João é Head de Comunidades da Darwin Startups.

 “A Darwin irá abrir o edital de pré-aceleração com técnicas para que os empreendedores possam validar os problemas que eles estão supondo resolver no mercado”, explica Isique. “Depois desta validação, as startups ficam mais maduras, o que nos permite seguir com as outras etapas do programa, com o Sebrae, consultorias e mentorias que irão aplicar outras partes da metodologia presentes no edital”, acrescenta.

”Para nós, é super importante olhar para startups Early Stage, que estão em fase de ideação, MVP e Go to Market”, destaca João. “Sabemos que quanto mais capacitarmos esses empreendedores, maiores são as chances de terem sucesso na jornada empreendedora, mesmo que não seja em sua primeira startup. Acredito que é exatamente isso que a Inova está proporcionando”, enaltece.

Segundo Marinelli, atualmente o ecossistema prudentino de Startups está evoluindo muito bem. “Conheci alguns atores de Prudente em 2016, em Bauru, e eles demonstraram um interesse genuíno em movimentar o ecossistema da cidade. De lá pra cá, muitas iniciativas surgiram, ainda mais com o apoio e conexão entre o mercado, o Governo e as universidades. A Inova é uma prova dessa evolução”.

 

Startup Realize – Além de estarem em contato com uma das maiores aceleradoras de startups do Brasil, os projetos selecionados no edital estarão expostos à metodologia Startup Realize, que irá acompanhar desde a ideia até o MVP. Isique explica que o processo ocorre como um mapeamento para seja entendido o nível de maturidade do projeto para que o mesmo seja validado.

“Se necessário, pivotamos [mudamos] e, assim, o empreendedor melhora ou até troca a ideia. A partir disso, desenvolvemos o projeto com várias etapas até o protótipo, ou seja, validamos esse protótipo, melhoramos e testamos até chegarmos realmente à fase de testar com os clientes e a um nível de maturidade que ele realmente possa monetizar e ter algum faturamento com a solução”, detalha.

Isique é autor da metodologia Startup Realize que consiste em um mapeamento e atribuição de maturidade para projetos de base tecnológica para resolver problemas e alavancar as ideias dos empreendedores. Essa também será utilizada no projeto de aceleração na Inova.

 

Serviço – Se você tem um projeto ou uma ideia inovadora ainda pode se inscrever e ter contato com essa oportunidade única. As inscrições no edital seguem até este domingo (08/03), exclusivamente pelo site: www.inovaprudente.com.br/fomento