Edital Pré-Aceleração pela Inova chega à fase final com apresentação de projetos

10/08/2020

 

 

O Edital de Pré-Aceleração, do Governo de Presidente Prudente realizado pela Fundação Inova Prudnete está chegando a sua última fase. As apresentações finais dos projetos da terceira edição do fomento serão do dia 10 ao dia 12 de agosto, de forma remota, visto que, a cidade continua adotando as medidas protetivas  de distanciamento social. 

 

Seguindo o modelo Elevator Pitch (exposição da ideia que todo empreendedor monta para vender a investidores), os pré-acelerados serão avaliados por uma comissão com o intuito de classificar 10 projetos para a fase III. Cada uma das propostas aprovadas iniciarão o processo de incubação e receberão bolsa auxilio de R$ 1.000,00 por mês durante cinco meses sendo acompanhados e avaliados pelo desempenho e evolução. 

 

Os participantes serão avaliados por um corpo de jurados formado por Marcelo Arruda, Maria Alessandra, Evandro Peixoto, Elvis Fusco, José Augusto Fabri, Cássio Betini, julgando pelos seguintes critérios; clareza na descrição e domínio do problema a ser enfrentado; proposta inovadora para resolver o problema identificado; descrição do perfil (acadêmico e profissional) que demonstre a capacidade do participante em desenvolver a solução proposta; indicação clara do mercado a ser explorado; e benefícios e impactos sociais, ambientais, econômicos, e outros esperados.

 

Esta etapa ocorre após várias mentorias aplicadas aos inovadores, aulas e workshops desde Design Thinking, até posicionamento online. Nesta edição os empreendedores contaram com a consultoria de empresários renomados, conforme as necessidades de cada projeto.

 

“As etapas vencidas até agora auxiliaram os participantes a melhorar a solução deles, que se propõe a resolver as dores, para que eles possam ir para o mercado de uma forma mais segura. No Pitch é essencial que os empreendedores dominem as técnicas pelo pouco tempo para apresentar todo o projeto e conseguir impactar positivamente”, comentou o Secretário de Tecnologia, Rogério Alessi.

 

Os pré-acelerados também participaram de uma capacitação para a apresentação com o especialista em ambientes de inovação, Luis Isique, que considera esse aprendizado de extrema importância e que prepara os empreendedores para suas respectivas apresentações. “Faz com que todos os empreendedores tenham a capacidade de falar resumidamente do seu projeto para o investidor”, destacou.

 

O diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, também ressaltou que essa é uma das fases mais cruciais do processo e deixou uma dica aos empreendedores. “De forma curta e direta passem as informações necessárias a fim de transmitir confiança de que o seu projeto é promissor e pode atrair o desejo dos investidores”.