Doutor da Unesp apresenta estudo sobre disseminação do coronavírus em Prudente

04/05/2020

Em reunião realizada no Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ nesta segunda-feira (04/05), o pesquisador da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o doutor Raul Borges Guimarães, apresentou ao prefeito Nelson Bugalho e a chefes do Executivo da região, um estudo sobre coronavírus, a Covid-19, em Presidente Prudente.

 

Segundo estimativa preliminar do estudo, a previsão é que se o índice de isolamento social permanecer abaixo de 50%, sendo que atualmente figura em torno de 40% e nível de transmissibilidade em 1.3, em 35 dias não haverá leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender os casos mais graves.

 

Conforme o doutor, Prudente é uma das 13 cidades consideradas capitais regionais apontadas como importantes na disseminação da doença em suas respectivas regiões. “O que nos preocupa é a quantidade de leitos reservados de UTI que é para região toda e, consequentemente, a capacidade de absorver a internação dos casos mais graves nas próximas semanas sem que a saúde entre em colapso”, diz Guimarães.

           

Ainda em uma análise mais profunda sobre Prudente, o estudo aponta as regiões com grandes superfícies de concentração dos casos de coronavírus. Pela ordem que aponta o documento, são as áreas 2, que concentra bairros como Santa Paula, Cedral, Cohab, e outros; 5, em bairros como Vila Estádio, Ocidental, Aviação, e outros; 3, em bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário, e outros; e 4, em bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros.

 

“Coletamos todos os dados por endereço, fizemos um mapeamento de todos os bairros com maior concentração de casos e estamos analisando também a relação entre o isolamento social e o crescimento no número de confirmações. Temos visto um descompromisso nos bairros, com festas, campeonatos de futebol, enfim”, acrescentou Guimarães.

 

O chefe do executivo prudentino revelou preocupação com os dados apresentados, e reforçou o apelo para que a população adote as medidas de combate à Covid-19, especialmente a que diz respeito ao isolamento social. “A reabertura gradual dos serviços não essenciais no Estado vai seguir, entre outros critérios, o índice de isolamento social, e Prudente tem ficado entre as cidades com menor índice entre as analisadas”, declarou.

 

Participaram também da reunião o deputado Mauro Bragato, os prefeitos de Álvares Machado, Roger Gasques, Narandiba, Itamar dos Santos Silva, Regente Feijó, Marco Rocha, e Rancharia, Alberto César de Centeio Araújo, além do secretário de Saúde de Prudente e a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Valmir da Silva Pinto e Elaine Bertacco.