Dia das mães é celebrado com almoço para idosos do Grupo Esperança

11/05/2018

Os 36 idosos do  “Grupo Esperança”  do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo,  situado no bairro Ana Jacinta, participaram de uma atividade de confraternização e interação: um almoço especial em uma churrascaria em  homenagem ao Dia das Mães. O  Serviço  de Convivência é oferecido pelo Governo de Presidente Prudente por meio da Secretaria de Assistência Social.

Segundo a coordenadora do grupo, a educadora social Sônia Regina Marçal Silva, o objetivo do almoço foi proporcionar um momento de confraternização e interação em ambiente social diferente do cotidiano do território onde os idosos moram e convivem.

“É um grupo formado há quatro anos,  que se reúne quatro vezes por semana  para rodas de conversa, oficina de artesanato, palestras e debates sobre temas de necessidade e interesse do grupo. Também fazem  atividades físicas, e participam de aulas de canto coral, pintura em tecido, tudo com o objetivo de  contribuir para melhoria na qualidade de vida diária dos idosos, bem como envelhecimento saudável,  ativo e autônomo”,  explica Silva.

Segundo a educadora,  os idosos do grupo têm de 60 a 82 anos, e a maioria é  de  mulheres, casadas, e que ao desenvolverem um elo forte de amizade e companheirismo, enfrentam com mais força a vulnerabilidade causada pelo isolamento, próprio da idade.

“Com a chegada da terceira idade o risco de depressão aumenta, pois a correria das famílias pela sobrevivência muitas vezes impede as pessoas de proporcionarem mais atenção aos pais, aos avós. Os idosos sentem esta ausência, e o grupo, ao tratar de temas como saúde, bem estar  e possibilitar encontros e atividade física, ajuda a melhorar a saúde, a autoestima, e deixar longe a depressão”, conclui.