Dia da Terra é lembrado com ação de recolhimento de resíduos no Rio Santo Anastácio

23/04/2018

Nese último domingo, dia 22 de abril foi comemorado o Dia da Terra. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea), realizou a limpeza da Represa da CICA (Rio Santo Anastácio). A ação teve como intuito a coleta de objetos que são jogados ou transportados para a represa

Ao todo 50 voluntários participaram do evento. A ação foi realizada em parceria com a Comissão do Meio Ambiente OAB 29º subseção de Presidente Prudente, SABESP, Movimento Social Pesca Prudente e a Juventude Ambientalista Eco. 

Durante a ação foram coletados aproximadamente 250 quilos de resíduos que foram retirados com apoio de aproximadamente 10 embarcações do modelo caiaque, que auxiliaram na retirada dos materiais das margens.

Foram retirados do Rio Santo Anastácio diversos tipos de resíduos como: televisores, cadeiras, capacetes para motociclista, madeiras, plásticos entre outros resíduos, que são descartados irregularmente nestes locais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, “essa ação envolve diversos seguimentos, como o poder público, ONG’s, empresas, associações e população em geral, dessa forma havendo um interesse maior das pessoas em preservar nossos recursos naturais”. 

O Secretário ainda aponta “que para combater o lixo que vai para os oceanos, o trabalho começa aqui, em cada cidade, córregos, rios e ribeirões”. 

A mesma ação esta sendo agendada para a represa do balneário da Amizade que pertence ao Alto Curso do Rio Santo Anastácio, adiantou o secretário.