Curso oferecido pela Seduc estimula paternidade responsável e aproxima família da escola

06/08/2018

 

Será realizada nesta quarta-feira (8/8), às 20 horas, na Escola Municipal Vilma Alvarez Gonçalves, a formatura da primeira turma de 2018 do Curso “Como Criar Seus Filhos” do Programa Escola de Pais, da Seduc (Secretaria Municipal de Educação Presidente Prudente).

O curso foi realizado no período de 11 de abril a 4 de julho, com pais de alunos da escola municipal, que fica no Jardim Paraíso. Durante o curso são realizados 10 encontros com duas horas de duração. Nos encontros são debatidos temas para a educação das crianças sem agressão física ou outra forma abusiva de correção.

O programa surgiu por meio do decreto de iniciativa do Governo Municipal nº 24.205 de 2013, em parceria com a Universidade da Família, e foi inicialmente implantado nas escolas municipais José Carlos João, João Ceribelli Pacca e Odete Duarte da Costa, teve como temática o curso ‘Como Criar Seus Filhos’.

 O objetivo do programa é articular e criar mecanismos indutores de interação entre a escola, família e sociedade e criar políticas públicas para o fortalecimento de vínculos, atitudes e comportamentos compatíveis com a construção de uma atitude cidadã voltada para a harmonia e convivência social.

Segundo a diretora da escola e a coordenadora dos encontros, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, uma das pioneiras na implantação do programa nas escolas nas quais trabalha além do curso “Como Criar Seus Filhos” o Programa Escolas de Pais prevê três Etapas de desenvolvimento: Formação Humana, Vivências em Oficinas, – Promoção Socioeducativa. “A proposta tem participação das demais secretarias do município com ações intersetoriais, agregando ainda o envolvimento da sociedade civil, outras instituições educativas, organizações não governamentais entre outros órgãos interessados", afirma.

Ela explica que as famílias que frequentaram o curso têm oportunidade de aprender estratégias de como treinar habilidades básicas, como conversar com a criança sem o clássico ”sermão” que , segundo afirma, não produz resultado adequado.

O curso também resgata valores como amor e amizade, respeito aos mais velhos, amigos e irmãos, o respeito à propriedade alheia.

Nos encontros “aulas” com os pais são levados materiais didáticos como apostilas, exibição de vídeos e acima de tudo, muita troca de informação.

 Segundo secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, o programa Escola de Pais deverá ser lançado com uma nova abordagem até o fim deste semestre. Segundo ela, é uma ferramenta importante, que tem o objetivo de, na medida em que aproxima escola e família, sob o apoio da sociedade, trabalhar as relações familiares como forma de preparar melhor o aluno em suas relações sociais e de aprendizagem.

“Desenvolvemos um trabalho coletivo e interativo entre a sociedade, família e comunidade escolar, incluindo os pais ou responsáveis pelo aluno na dinâmica da escola,  estimulando a efetiva atuação desta na formação ética e cidadã dos alunos”, afirma a secretária.

. “Notamos que os pais estão mais próximos da escola, e que têm participação efetiva, tanto nas sugestões, como nas contribuições e ao mesmo tempo relatam as mudanças que os encontros estão trazendo dentro de casa também”, conclui Pelegrini.