Covid-19: Atendimentos Telessaúde passam de mil em três semanas de funcionamento

14/04/2020

 

 

O Governo Municipal, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), divulga nesta quarta-feira (15/04) o balanço da terceira semana de funcionamento do Telessaúde, implantando em Presidente Prudente, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), como uma das ferramentas de orientação aos munícipes sobre coronavírus, a Covid-19.

O serviço ultrapassa mil atendimentos, totaliza 1.070 em três semanas de atendimentos. Deste total, 681 acolhimentos foram efetuados meio de telefone fixo, canal que representa a maior parte das demandas, ou seja, 64% do total. Outros 370 foram via WhatsApp, totalizando 34%. Outros 2% restantes, ou seja, 19 atendimentos via e-mail.

De acordo com balanço, a média de idade das pessoas que acionam o serviço é de 50 anos. Conforme detalhamento das características dos atendimentos telefônicos: 67%  ou seja, 458 atendimentos foram de mulheres;  Outros 33%, de 223 homens;

Em relação aos 681 atendimentos telefônicos, 531, ou seja, 78% foram orientações, de vacinas, consultas e exames; 72 ligações, ou seja, 10% foram orientados sobre o isolamento domiciliar; 45 atendimentos, sendo 7% encaminhados às UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). Por fim, 33 atendimentos, que representam 5% foram encaminhados à UBS (Unidade Básica de Saúde).

 

O Telessaúde  tem como objetivo diminuir a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde para evitar a possível propagação da Covid-19.A intenção é de orientar os munícipes, através dos sinais e sintomas relatados, sobre a necessidade, ou não, de procurar por assistência médica.

O serviço é conduzido por docentes das faculdades de Enfermagem (Fenpp) e Medicina (Famepp) da Unoeste, além de discentes de pós-graduação dos programas de residência médica e multiprofissional, bem como acadêmicos do último ano de ambas as graduações.

Serviço – O Telessaúde funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h, e pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, pelo Whatsapp, no número (18) 99639-2713, e pelo e-mail: duvidascovid19@unoeste.br.