Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista elege nova diretoria

07/01/2021

O Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), associação pública de administração indireta, elegeu hoje (07/01) sua 5ª Diretoria, que comandará o órgão por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. A eleição por aclamação elegeu o prefeito de Iepê, Murilo Nobrega Campos, como o novo presidente. A vice-presidência, compartilhada por dois representantes, nomeou como primeiro vice o chefe do Executivo de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques, e como segundo vice o escolhido foi Alair Antônio Batista, prefeito de Taciba.

Na mesma assembleia também foram nomeados os secretários e tesoureiros, além do Conselho Fiscal, cargos compostos exclusivamente por prefeitos. O primeiro secretário é Reginaldo Luiz Ernesto, de Presidente Bernardes. O posto de segundo secretário foi designado a Celso Pirani Passos, de Alfredo Marcondes. As tesourarias ficaram sob a responsabilidade de Wheslen Thiego Scaione Cachoeira (Indiana) e Suelen Nara Matos Native (Caiabú), primeiro e segundo tesoureiros, respectivamente.

Já o Conselho Fiscal será presidido pelo prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva, com André Marcelo Zuquerato dos Santos, de Regente Feijó, como vice. A prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan, de Presidente Epitácio, assume como primeira secretária e Marcos Slobodticov de Rancharia, como segundo.Como vogal, o escolhido foi Silvio Gabriel, de Rosana.

O presidente eleito, Murilo Campos, revelou suas expectativas para este novo mandato. “Nossa intenção é manter a união entre os municípios, como já vem acontecendo, proporcionado qualidade para nossos munícipes. É a junção de todos os prefeitos em prol de suas comunidades”.

A declaração de Roger Gasques, vice-presidente eleito, também reforça a importância da união entre os municípios. “Integrar a direção do Ciop é quase um trabalho voluntário. Faremos o possível para garantir a adesão de novas cidades, pois é necessário consolidar essa parceria para o progresso de nossa região”. 

O Ciop

Atualmente, o consórcio é composto por 21 municípios: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Iepê, Indiana, João Ramalho, Martinópolis, Narandiba, Presidente Epitácio, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó, Rosana, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Teodoro Sampaio.

O consórcio opera atualmente com um orçamento anual de 58 milhões, sendo Presidente Prudente o maior contribuinte, com 405 profissionais efetivos contratados por meio do Ciop, além de mais 48 contratos temporários. Incluindo todos os 21 municípios, são 543 contratados.

Segundo informações do diretor-executivo do Ciop, Carlos Augusto Vreche, mais três municípios estão em negociação. “Nos reuniremos com os representantes nos próximos dias para uma possível adesão”.

Aproveitando o momento

Por iniciativa de Ed Thomas, prefeito de Presidente Prudente, também foram tratados assuntos relacionados à união dos municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde da 11ª Região (DRS-XI). Segundo ele, os líderes do poder executivo precisam se unir pela busca de recursos para a região. “Nossa economia é 93% composta por comércios e serviços, não temos indústria. Devemos cumprir todos os protocolos, mas o enfrentamento ao problema é necessário”.