Considerado o “novo Rei do Brega”, Rodrigo José  volta ao Sesc Thermas

21/08/2018

 

Maior representante da música ‘cafona’ atual, cantor faz show gratuito às 16h,
 no sábado (25). Fim de semana ainda conta com diversas atividades

Em suas mãos a sonoridade, energia e suingue da música americana dos anos 1960 e 70 se fundem à música “cafona”, criando um som inusitado, popular e extremamente vigoroso. Considerado o “novo rei do brega”, Rodrigo José volta ao palco do Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado (25), pelo projeto Múltiplos Sons. O show tem início às 16h, com entrada gratuita. O cantor já esteve na unidade na Virada Cultural de 2017.

A primeira vista, ele parece estar deslocado do tempo, vivendo nos 1970. Seu gosto musical e influências vão de Elvis Presley e James Brown até Odair José e Waldick Soriano. Apreciador do modo de vida simples da época, Rodrigo fala de amor com a mesma paixão e pureza de seus ídolos do passado e revela sem medo, em suas canções, suas fragilidades, desilusões e histórias de amor mais íntimas.

Nascido em Americana (SP), o cantor sempre foi diferente dos seus irmãos. Frequentemente, enquanto eles jogavam bola e brincavam no quintal, o pequeno Rodrigo estava ouvindo músicas numa velha vitrola empoeirada, no porão de sua casa. Foi imerso neste universo que o cantor teve seu primeiro contato com a música dita “cafona”, dos anos 1970. Discos de Odair José, Evaldo Braga, Paulo Sergio, Nelson Ned, entre outros, faziam parte da coleção familiar ouvida por ele.

O local de origem teve um papel importante na sua formação musical, uma vez que, em Americana (SP), se fazia muito presente a cultura e a música norte-americanas. Foi ali que o cantor começou a se envolver com grupos musicais e artistas da cidade, e logo passou a conhecer o rock, blues e soul norte-americanos, sem saber que mais adiante estas mesmas influências ajudariam a moldar de forma definitiva sua maneira de fazer música.

Formado em engenharia civil, ele descobriu seu talento como cantor somente aos 20 anos, ao vencer um concurso regional de karaokê, e começou a compor após uma traição sofrida em um namoro. Participando de alguns festivais de música pelo estado de São Paulo, ele chegou a ser vaiado em um teatro de sua cidade natal por cantar música “brega”, em meio a artistas de MPB.

As pressões da família e dificuldades do dia-a-dia o fizeram abandonar o sonho da carreira musical por um tempo, mas dois episódios o empurraram para a depressão: o divórcio do primeiro casamento, que o afastou da filha e, posteriormente, a morte de seu pai. Após se recuperar, ele decidiu abandonar definitivamente sua profissão e dedicar-se exclusivamente à música.

A escolha deu certo. Seus vídeos na internet já ultrapassaram os 40 milhões de visualizações, sucesso que o levou a ser reconhecido nacionalmente e a ser convidado para programas de televisão, entre eles, Domingão do Faustão, Altas Horas, Encontro com Fátima Bernardes (ambos TV Globo), The Noite com Danilo Gentili (SBT), Programa do Porchat e Domingo Espetacular (ambos TV Record). Em 2017, gravou seu primeiro DVD, em que apresenta seu repertório, homenageia seus ídolos e defende o brega como sendo o autêntico estilo musical popular brasileiro.

CRIANÇAS

Histórias podem ser contadas de várias formas: de uma pessoa para outra, por meio de livros e de filmes. Narrada pela atriz e contadora Larissa Mariano, de Araraquara (SP), a contação Contadora de Filmes, uma alusão à obra de Hernán Rivera Letelier, chega ao projeto Quintal de Histórias neste sábado, às 15h, para despertar nas crianças o amor pelo cinema e suas narrativas. Neste mês, a contação é baseada no filme “O Garoto”, de Charles Chaplin (1921).

Já no domingo, Lili Flor e Paulo Pixu, de São Paulo, tomam conta do projeto Arte em Cena para apresentar o espetáculo Zig & Zag Show, às 15h. No musical, em que predomina o jogo entre as palavras, os artistas convidam a plateia a experimentar novas possibilidades, apropriando-se de um repertório cultural de uma maneira lúdica e diferente.

Em seguida, às 16h, os paulistanos comandam a oficina Brincadeiras Musicais, pelo projeto Brincando com Arte. A diversão inclui jogos musicais, linguísticos e corporais, além de cantigas e micronarrativas para as crianças brincarem com sua imaginação e criatividade. Para participar, basta retirar uma senha na Central de Atendimento do Sesc, no dia da atividade.

Narradores itinerantes e arte-educadores, Lili Flor e Paulo Pixu há muito tempo pesquisam e atuam nas áreas da educação, música, literatura, teatro e contação de histórias. Lili atuou na formação de contadores de histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen, um dos cursos mais reconhecidos da cidade de São Paulo (SP), e Pixu, além de percussionista, baterista e compositor, é educador musical há mais de 30 anos, participando de diversas bandas e, durante três anos, do programa ‘Senhor Brasil’ (TV Cultura), com Rolando Boldrin.

ESPORTE

A série de aulas abertas de lutas e práticas corporais, realizada ao longo do mês, chega ao seu último fim de semana com as aulas de Caratê e Chi Kung. Arte marcial japonesa que significa “mãos vazias”, devido ao fato de o carateca utilizar apenas armas de combate naturais, como a visão, as mãos, os braços, o tronco, os pés e a inteligência, o caratê e suas técnicas são apresentados ao público, no sábado e domingo, pelo professor prudentino Carlos Augusto Carvalho Filho, das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.

Também no sábado e domingo, mas das 10h às 11h30, os interessados em alcançar o equilíbrio físico, mental e espiritual podem conhecer o Chi Kung, com o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP). Técnica milenar chinesa de treino interior, ela resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

No domingo, a quadra de areia do Sesc recebe o Festival de Tênis de Praia, às 9h. Realizado em duplas masculinas, femininas e mistas, o torneio da modalidade também conhecida como beach tennis tem o objetivo de promover o conhecimento do esporte. Não há necessidade de inscrição.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

 

Aula Aberta – Chi Kung

Com o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP).

Dias 25 e 26 de agosto, sábado e domingo, das 10h às 11h30.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Oficina – Formas Geométricas no Papel e no Computador

Com o educador do Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc.

Dia 25 de agosto, sábado, das 13h30 às 15h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Quintal de Histórias – Contação “A contadora de Filmes”

Com a atriz e contadora de histórias Larissa Mariano, de Araraquara (SP).

Dia 25 de agosto, sábado, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show ‘Rodrigo José’

Dia 25 de agosto, sábado, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Torneio – Festival de Tênis de Praia

Dia 26 de agosto, domingo, às 9h.

Na Quadra de Areia do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Arte em Cena – Espetáculo ‘Zig & Zag Show’

Com Lili Flor & Paulo Pixu, de São Paulo (SP).

Dia 26 de agosto, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Brincadeiras Musicais’

Com Lili Flor & Paulo Pixu, de São Paulo (SP).

Dia 26 de agosto, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Retirada de senhas no dia da atividade na Central de Atendimento do Sesc. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.