Começa o planejamento para a reabertura do setor de gastronomia em Presidente Prudente

05/08/2020

Prefeito discute possível reabertura de bares e restaurantes com sindicato da categoria

 

Antecipando-se a uma possível reclassificação da região de Presidente Prudente para a fase amarela, em anúncio do Governo Estadual marcado para esta sexta-feira (07/08), o prefeito Nelson Bugalho esteve reunido nesta quarta (5), com representantes do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, dos shoppings da cidade, bem como de empresários para tratar sobre o funcionamento dos estabelecimentos por seis horas, tempo previsto na fase ‘flexibilização’.

 

“Como há essa probabilidade, no qual o setor poderá abrir [com atendimento ao público], viemos tratar sobre como será a dinâmica de abertura em relação aos horários e como vamos estruturar isso para seguirmos todos os protocolos exigidos”, comenta Rubens Afonso, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.

 

Como há tal expectativa, o titular da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Casagrande, conta que o principal assunto debatido foi o horário de funcionamento. “Como são seis horas na fase amarela, cada setor tem suas particularidades, a exemplo, os restaurantes exploram almoço e janta, no caso abririam com horário fracionado, as pizzarias e bares exploram mais a partir das 18h e seguiriam direto até a 0h, enfim”, explica.

 

Dessa forma, Casagrande pontua que o chefe do Executivo determinou que os próprios setores definam qual o melhor horário. Entretanto, segundo ele, a única ressalva válida a todos é que deverão fixar na entrada do estabelecimento o horário de funcionamento, “o que é bom para o cliente e para as autoridades que fiscalizam, ou seja, todos estarão cientes do horário de autuação”.

 

Conforme o secretário, também como previsto na fase amarela e reforçado com os presentes na reunião, é que os estabelecimentos que não funcionam a céu aberto devem manter todo ambiente arejado, isto é, com portas e janelas abertas, mesmo se havendo ar-condicionado nos locais.

 

“Durante a reunião, traçamos medidas que atendam a todas as normas de segurança e façam com que a economia se movimente da melhor forma, pois caso sejamos reclassificamos na fase amarela na sexta-feira, na segunda todos os empreendimentos estão cientes das normas e já podem começar a funcionar o quanto antes”.