Com recolhimento de óleo usado, Prefeitura inicia ações da ‘Semana do Meio Ambiente’

31/05/2021

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semea), iniciou nesta segunda (31) as ações da Semana Municipal do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

Na manhã de hoje, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), galões para recolhimento de óleo de cozinha usado foram disponibilizados em diversos pontos da cidade. O ato, que marcou o início da programação, tem a coordenação do secretário da Semea, Fernando Luizari, e da secretária da SAS, Clelia Tomazini, com apoio da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucimara Rodrigues Silva.

Conforme explica Luizari, essa iniciativa tem por objetivo contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade, além de preservar o meio ambiente. “A cada quatro litros de óleo usado arrecadados, um litro de óleo novo ou dois detergentes serão doados para SAS, sendo distribuídas às famílias atendidas pelas políticas sociais”.

Os galões para depósito estão disponíveis em vários locais, como no prédio da Semea, prédio da SAS, Prefeitura, Câmara e supermercados. Para que seja descartado, o conteúdo precisa estar armazenado em garrafa pet.

Amanhã, dia 1º, a programação segue com o início do plantio de 500 mudas de ipê no ‘Memorial das Vítimas da Covid-19’, às 8h30, em frente ao Parque dos Pássaros, na Avenida Ana Jacinta, Cohab. O ato contará com a presença de familiares que representarão servidores municipais e funcionários da Prudenco, vitimados pelo vírus.

Na terça e quarta-feira, haverá distribuição de mudas em parceria com a Polícia Ambiental. O local e horário ainda será confirmado pela autoridade.

No dia 2, quarta-feira, será lançado o projeto “Plante uma Árvore”, em parceria com o Hospital Regional. A instituição também confirmará o horário posteriormente.

Dentre a programação da semana, também estão inclusas palestras aos alunos da Escola Estadual Prof. Joel Antônio de Lima Genésio, via Google Meet. A primeira será hoje para alunos do 6º e 7º anos, com o tema Consumo Consciente. Amanhã, dia 1º, os alunos do 8º ano, assistirão à palestra ‘Nascentes no entorno da escola e ações de preservação ambiental em Presidente Prudente’. Na quarta o tema da palestra é ‘Crise Ambiental’, destinada aos estudantes do 9º ano.

Por fim, no sábado (5), às 9h, acontecerá uma ação de plantio, juntamente com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Presidente Prudente, na rotatória do cruzamento das avenidas Ana Jacinta e Elson Neres da Silva.

Também terá continuidade a intervenção nas rotatórias idealizada pela Prefeitura para conscientização do descarte irregular de lixo, que causou espanto e movimentou as redes sociais, com a exposição de entulhos, sofás velhos, embalagens plásticas, restos de móveis, madeiras e galhos. Outras ações de conscientização sobre o assunto também estão previstas para o mês.