Com pífanos e rabeca, banda ‘Filpo e a Feira do Rolo’ se apresenta no Rastasandália

19/06/2018

Grupo sobe ao palco da área de convivência do Sesc Thermas nesta sexta (22), às 20h30.
 Ingressos podem ser retirados gratuitamente 1h antes do show

Com timbres de instrumentos peculiares, como rabeca, viola de 10 cordas dinâmica, pífanos e marimbau, a bandaFilpo e a Feira do Rolo se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente em mais uma noite de forró do projeto Rastasandália. O grupo sobe ao palco da área de convivência da unidade a partir das 20h30.

A entrada é gratuita e os ingressos, limitados a dois por pessoa, podem ser retirados 1h antes da apresentação. Para se aquecer para o show, às 19h30, a professora Kinha Campos comanda uma aula aberta de forró.

‘Filpo e a Feira do Rolo’ surgiu da necessidade do músico Filpo Ribeiro em dar continuidade à sua pesquisa sobre o universo da rabeca, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo. Com o fim da banda, juntou-se ao músico e produtor paulistano Marcos Alma (com quem já havia produzido os dois CDs do Pé de Mulambo) para iniciar o novo projeto. A formação ficou completa com a chegada dos paraibanos Guegué Medeiros e Diogo Duarte.

O trabalho é essencialmente autoral, tendo ainda releituras de canções de domínio público e de artistas consagrados como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença. A sonoridade explora os timbres   de instrumentos peculiares como a rabeca, viola de 10 cordas dinâmica, trompete e pífanos, acompanhados por zabumba, triângulo e baixo.

As composições e arranjos se inspiram em gêneros e estilos que marcaram a formação musical da banda, sobretudo alguns ritmos nordestinos como forró, coco e samba de roda, além de outros ligados à cultura caipira do sudeste como o fandango caiçara, reiada (folia de reis), romaria do divino e lundus do norte mineiro.

Com o primeiro CD, intitulado “Contos da Beira D’água”, lançado em 2017, o grupo já realizou sua primeira apresentação na Europa neste mês, em Stuttgart, na Alemanha, participando do Festival Forró de Domingo. O quarteto ainda é finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria ‘Artista de Raiz Regional’, concorrendo com vários nomes da música brasileira como Yamandu Costa (RS), Zé Mulato e Cassiano (DF – Brasília) e Felipe Cordeiro (PA).

O projeto Rastasandália continua celebrando a cultura popular nordestina, ao longo do mês, com o show de Caju e Castanha (29/6), além dos espetáculos teatrais A Casa de Farinha do Gonzagão (27/6) e A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson (28/6). Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO

 

RASTASANDÁLIA

 

Show – Filpo e a Feira do Rolo

Dia 22 de junho, sexta-feira, às 20h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Retirada de ingressos gratuitos 1h antes da apresentação. Limite de dois bilhetes por pessoa.

Grátis. Classificação indicativa: livre.