Com entrada franca, Festival Literário deve atrair 50 mil pessoas ao Matarazzo

22/08/2018

 

De 24 de agosto a 02 de setembro, o Centro Cultural Matarazzo será a casa da literatura na região. A Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio de diversos parceiros de peso, promove a partir desta sexta-feira o Festival Literário de Presidente Prudente (FLITPP), com entrada gratuita.

O evento é uma evolução do Salão do Livro, que por sete anos movimentou a cena cultural da cidade. Durante o ato de lançamento do festival, ocorrido nesta quarta-feira (22/08) no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, o titular da Secult, José Fábio Sousa Nougueira, explicou o formato da feira foi modificado e agora está ainda mais amplo.

“Antes, o foco do salão era a venda de livros para os consumidores de nossa região, facilitando o acesso a obras de todos os gêneros literários. Agora proposta é outra: além da comercialização de aproximadamente 30 mil títulos, vamos levar ao público uma série de eventos, o que permitiu a aproximação de outras instituições, como o Sesi, Sesc, o Inova Prudente e a Secretaria de Estado da Cultura”, disse.

Mais uma vez, as crianças do Pré-II (último ano antes do ensino fundamental) e do 5º ano da rede municipal de ensino receberão cheques-livros para aquisição de exemplares de sua própria escolha. Ao todo, o município vai investir R$ 150 mil, que irá beneficiar 3.904 alunos.

“Um festival como esse pode fazer a diferença na formação cultural  da nossa população. O festival está com uma nova roupagem, mas não há dúvida de que manterá o sucesso obtido pelo Salão”, expôs o prefeito Nelson Bugalho.

Personalidades como Supla, Lucélia Santos e Marcelo Rubens Paiva estarão presentes no festival, que ainda abrirá espaço para oficinas de realidade virtual 3D e arduino, em parceria com a Inova Prudente, contação de histórias, espetáculos musicais, sarais literários, entre várias outras atrações compõem a programação do festival.

É importante lembrar que a entrada é gratuita e se estende de 24 de agosto a 2 de setembro. De segunda a sábado, o horário de funcionamento é das 8h30 às 22h, e no domingo, das 14h às 22h.