Com encerramento domingo, mostra traz 10 atrações no fim de semana

30/06/2018

Promovido desde terça em PP, evento contará nestes dois dias, com 4 peças, 1 leitura dramática, 2 oficinas e 3 cenas curtas no Matarazzo

 

Com companhias locais e de fora, abordando os mais diferentes temas no palco, a 14ª Mostra de Teatro - a construção da autonomia artística, realizada desde terça-feira (26/06), em Presidente Prudente, chega ao fim amanhã (01/07), com atrações para todos os gostos. Neste fim de semana, os amantes da arte poderão conferir, em espaços diversos do Centro Cultural Matarazzo, quatro espetáculos, uma leitura dramática, duas oficinas e três cenas curtas. Toda a programação é gratuita, sendo necessária a retirada de ingressos no local, uma hora antes da apresentação.

Hoje, das 10h às 13h, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, ocorre a oficina “Intercâmbio de Produção e Gestão de Projetos Culturais: modos de fazer no interior e no litoral”, com a diretora de produção Daniele Sampaio e o ator Eduardo Okamoto, de São Paulo. É ele, inclusive, quem encena, às 15h, com Esio Magalhães e Luciana Mizutani, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, com indicação livre, a peça “O Dragão de Fogo”. No palco, em 50 minutos de duração, eles contam a história de um menino desenhista que precisa enfrentar um dragão desperto de seu sono de séculos e ameaça destruir a sua aldeia.

Na sala 6, às 19h, o público confere, com 75 minutos de duração, a leitura dramática “O Submarino”, de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella, da Os Bárbaros Cia. de Teatro, de Prudente. A classificação etária é de 14 anos. 

Mais tarde, às 20h30, sobe ao palco a Abayomi & Arca Cia de Teatro, de Votuporanga (SP). Indicado para jovens de 12 anos, o espetáculo “A Cantora Careca” tem 80 minutos de duração e será apresentado no Teatro Paulo Roberto Lisboa. A história passa-se no subúrbio de Londres e narra o cotidiano de dois casais e da empregada Mary. Entre conversas banais e com pouco sentido, nada se ouve e pouco se entende. É o esvaziamento das possibilidades do encontro e entendimento.

Para finalizar a programação deste sábado, às 22h, na Laje, ocorrem as encenações das cenas curtas: “Era uma vez eu, Verônica”, da Stásis Cia. de Teatro; “Pretexto desconexo para falar de amor”, da Companhia de Teatro Garimparisos; e “O Imaginário Dom Real”, da Stásis Cia. de Teatro, todas de Prudente.

 

Domingo

 

No último dia, das 10h30 às 12h30, na Área de Convivência do Sesc Thermas, haverá a oficina “Princípios da Improvisação”, com o orientador Douglas Rodrigues Novais.

Na Laje, às 16h, a Cia Arco-Íris, de Prudente, apresenta aos presentes, o espetáculo infantil “Chapeuzinho Vermelho”. Com 50 minutos de duração, a montagem traz a clássica história da menina do chapeuzinho vermelho enviada por sua mãe à casa da vovozinha que está doente. No caminho, encontra o terrível Lobo Mau, que fugiu do jardim zoológico e, então, engana a menina e chega antes à casa da vovó, onde pretendia primeiro devorar a velhinha e depois Chapeuzinho. Entretanto, com a chegada do caçador da floresta, que estava à sua procura, seus planos fracassam. Mas muitas confusões vêm por aí...

Por fim, às 20h, ocorre a encenação na peça “Erêndira”, da Cia 3º Ato de Teatro, de Piracicaba (SP), no Teatro Paulo Roberto Lisbôa. Com 60 minutos de encenações, a peça – com classificação indicativa de 16 anos – traz a história de uma menina que vive com a avó e lhe obedece exaustivamente. Um incêndio destrói a casa onde moravam e os vestígios de uma fortuna já acabada. A avó decide explorar a neta para pagar pelo estrago. Em meio aos abusos, o amor pode mudar seu destino.

A 14ª Mostra de Teatro é uma realização da Olho Nu Promoções e Eventos Ltda. e Mênades & Sátiros Cia. de Teatro, em parceria com o governo de Prudente, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e apoio do Sesc Thermas e Poiesis.