Com abertura dos cemitérios, Prefeitura orienta sobre visitas e alteração no trânsito

30/10/2020

 

 

Com a abertura dos cemitérios municipais Campal e São João Batista a partir deste sábado (31/10) e até a segunda-feira (02/11), sendo nos três dias das 7h às 18h, a Prefeitura informa que haverá alteração no trânsito no Jardim Bongiovani.

 

Dessa forma, somente no dia do feriado de Finados, quando deve haver o maior número de visitantes no São João Batista, haverá interdição da Rua José Bongiovani, em ambos os sentidos da via, no trecho entre as avenidas da Saudade e Comendador Hiroshi Yoshio, na altura da rotatória do Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’.

 

Cabe ressaltar que a interdição na José Bongiovani será durante todo funcionamento do Cemitério São João Batista, isto é, das 7h às 18h. A medida será realizada pela Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) em conjunto com a Polícia Militar. Embora para o Campal não tenha alteração no trânsito, a Semob estará no local para garantir que o fluxo de veículos ocorra normalmente, inclusive dentro da necrópole.

 

Como já anunciado, em ambos os cemitérios haverá controle de acesso, aferição de temperatura e higienização das mãos. Vale pontuar que transeuntes com temperatura acima de 37,5ºC não poderão entrar nas necrópoles e serão orientados a retornarem para residência e, no caso de outros sintomas, procurarem por atendimento médico. A medida será adotada para garantir a segurança dos demais presentes nos locais. Nos locais também haverá ambulância, caso alguém passe mal.

 

A Prefeitura pede a colaboração de todos para que respeitem o distanciamento entre as pessoas de pelo menos 1,5 metro, e solicita que aquelas que integram os grupos de risco evitem ir aos locais durante este fim de semana. Além disso, a orientação é que visitas de longa permanência nos cemitérios devem ser evitadas e que as pessoas não deixem para ir aos cemitérios apenas no feriado de Finados, mas que aproveitem também o sábado e o domingo.

 

Em ambos os cemitérios haverá também comercialização de velas e flores. Assim, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) orienta que os visitantes deem preferência por flores naturais e retirando os plásticos invólucros ao vaso, bem como com terra e furo no fundo. Caso optem por artificiais, que levem as que não acumulam água. Caso os visitantes observem que há vasos sem terra, poderão apresentar o número do lote e da quadra à Administração para que seja providenciada areia.

 

As orientações em relação às flores são para que seja evitado o acúmulo de água para que não haja proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, nos locais que registram números expressivos de visitantes. Quanto ao Campal, cabe lembrar que a queima de velas deve ser realizada no velário ao lado da Quadra D, ou então no cruzeiro ao fundo do cemitério. Não é permitido queimar velas sobre os jazigos, prática que no São João Batista é possível.

 

Vale ressaltar ainda que para controle efetivo e cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, dos sete portões existentes no São João Batista, estarão abertos cinco, sendo dois frontais e três laterais. Já no Campal há apenas uma entrada. Além disso, não haverá celebrações de missas e/ou homenagens póstumas que normalmente a Polícia Militar realiza na data.

 

Cabe lembrar que na terça-feira (3), em razão do feriado do Dia do Funcionário Público ter sido transferido para data, os cemitérios estarão fechados. Na quarta-feira (4), será retomado o atendimento em horário reduzido, das 9h às 11h.