Cinema: Programação Pontos MIS com Oficina e dois filmes brasileiros

18/09/2018

 

 

Oficina: De Carmen Miranda a JK: Uma Introdução às chanchadas

Dia 21/09, às 19h, na sala de Cinema do Centro Cultural Matarazzo

 

De Carmen Miranda a JK: uma introdução às chanchadas

40 vagas

A partir de 14 anos

A Palestra Uma introdução às chanchadas tem como maior objetivo fazer um breve apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se aproximou de uma indústria. Um período que tem ecos nos anos 1920, seus primeiros passos mais firmes nos anos 1930 e vai até o início dos anos 1960. Um período que englobou alguns dos maiores nomes do século, no cinema nacional, ao mesmo tempo em que costuma ser visto como um momento formado por obras, em sua grande maioria, de baixo valor artístico. Assim, a palestra busca mostrar, analisar e discutir trechos de longas que, sejam pela atuação, pelo roteiro ou pela mise-en-scène, representam as chanchadas e, simultaneamente, trazem qualidade e sofisticação.

 

Filme: O Som ao Redor

Brasil, 2012, 131 min, 16 anos, Direção Kleber Mendonça Filho

A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

21, sexta, às 19h30, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo | Centro Cultural Matarazzo

 

Um Lugar ao Sol

Brasil, 2009, 71 min, 12 anos, Direção Gabriel Mascaro

Um grupo de pessoas desfruta de uma realidade diferente daquela que a maioria dos brasileiros tem. O dia a dia dos moradores de luxuosas coberturas de prédios é abordado através de depoimentos, que geram um debate sobre as diferentes visões em relação à cidade que os rodeia, neste caso Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. No topo dos condomínios, essas pessoas têm uma visão privilegiada, esbanjam status, poder e muitas vezes são alvo de visibilidade, insegurança e do seu próprio desejo.

22, sábado, às 19h30, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo | Centro Cultural Matarazzo