Cerimônia no gabinete oficializa entrega de terreno para AFIPP

23/07/2018

O prefeito Nelson Bugalho e o vice, Douglas Kato, oficializaram nesta segunda-feira (23/07) a concessão de uma área de 1.635,45 metros quadrados para a Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Presidente Prudente e Região (Afipp). O terreno está localizado aos fundos da atual sede da entidade, no Parque Residencial Jarina, zona leste da cidade. O decreto, datado do último dia 3 de julho, permite o uso do imóvel pelos próximos 30 anos.

Em cerimônia ocorrida no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, membros da diretoria da Afipp expuseram toda a gratidão pelo gesto do poder executivo e anteciparam os projetos de uso da área. Um dos fundadores da instituição, o promotor de Justiça Luiz Antônio Miguel Ferreira, lembrou que os primeiros passos da Afipp se deram uma sala de 15 m², e que há cerca de 10 anos esteve perto de fechar as portas.

Hoje, a unidade conta com uma ampla sede própria, adaptada às necessidades dos pacientes e familiares. No entanto, o projeto da atual administração é tornar a associação um “braço” do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP, em Bauru, referência para o tratamento da fissura lábio-palatal em toda a América Latina.

“Este é o nosso desafio daqui pra frente. Com a permissão de uso do terreno, podemos de fato projetar a ampliação da Afipp e servir as nossas crianças e jovens em um outro nível”, relatou o presidente, Fernando Carbajal.

Bugalho enalteceu o trabalho desempenhado pela atual gestão da  entidade e disse que não teve dúvidas em assinar o decreto de cessão do espaço, tendo em vista a sua indiscutível contribuição para a comunidade. “O poder público não tem condições de atender a todas as necessidades da população sozinho, por isso o apoio das entidades assistenciais, do voluntariado, das pessoas de bem, é fundamental para garantirmos uma vida digna aos cidadãos”, relatou.

Ao enfatizar a importância das entidades assistenciais para a sociedade prudentina, o juiz José Wagner Parrão Molina compartilhou um pouco de sua experiência como magistrado. “Em nossa atuação em outras comarcas do Estado e até fora de São Paulo, dificilmente vemos um povo tão comprometido com o próximo como aqui. É uma marca de Prudente”, declarou.

Membros da diretoria e parceiros da Afipp também participaram da cerimônia, além da secretária de Assistência Social, Luzia Fabiana Sales Macedo, e a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Eliane Chagas.