Centro de Triagem da Covid atende mais de 5,3 mil pessoas em quase três meses

21/07/2020

Inaugurado há quase três meses, o Centro Municipal de Triagem de Covid-19 já atendeu uma quantia expressiva de moradores de Presidente Prudente. Segundo balanço, até esta segunda-feira (20/07) foram atendidos 5.352 munícipes.

 

“É uma quantia expressiva, mas diante do agravamento da pandemia nas últimas semanas era esperado esse aumento”, diz Valmir da Silva Pinto, secretário de Saúde. O aumento ao qual ele se refere é no mês a mês. Em abril, em apenas quatro dias de funcionamento, o Centro de Triagem atendeu 100 pessoas. Em maio, o número subiu para 654; em junho para 1.785; e neste mês, em 20 dias, o espaço já registrou 2.813 atendimentos.

 

Do total de atendimentos, a Sesau (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que foram realizados 1.373 testes rápidos, sendo 849 somente neste mês, e outras 447 coletas de Swab Nasofaríngeo para envio ao laboratório. “A necessidade ou não da testagem, inclusive qual o tipo de teste, quem define é o médico após o paciente passar por consulta”, explica o secretário.

 

Segundo Valmir, a implantação do Centro de Triagem em Prudente foi de suma importância, uma vez que o espaço possibilitou melhor controle e monitoramento mais eficaz da doença. “Com a abertura, direcionamos os casos para o local e para as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], o que possibilitou controle e monitoramento. Essa atitude, aliada a outras, tornou Prudente uma das cidades com menor índice de letalidade por Covid-19”, avalia.

 

O índice citado pelo secretário foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo estudo, Prudente apresenta 2.39% e, com este percentual, é a sexta cidade com menor índice de letalidade por coronavírus. O documento leva em consideração somente as cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes.